• Carregando...
Problemas climáticos e com o governo reduziram produção em 43% | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Problemas climáticos e com o governo reduziram produção em 43%| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A colheita argentina de trigo 2008-2009 será a menor dos últimos 20 anos. O anúncio dos dados preliminares levantados pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires – contabilizando 92,4% da colheita realizada – indicam que o volume final será de 9,3 milhões de toneladas. Em relação à colheita anterior, de 2007-2008 a queda será dramática: na ocasião foram produzidas 16,3 milhões de toneladas do cereal.

Por trás da queda da produção estão a seca que assolou grande parte da região produtora de trigo na Argentina, além da menor aplicação de fertilizantes por causa da disparada da inflação. As restrições impostas pelo governo da presidente Cristina Kirchner às exportações de trigo e o confronto do governo com as associações ruralistas – que realizaram quatro locautes no ano passado – também desestimularam diversos produtores.

Desta forma, em 2008 a área plantada – 4,55 milhões de hectares – encolheu em 19,4% em relação a 2007. A redução da colheita argentina de trigo implica em problemas para o mercado brasileiro, que é o maior comprador do produto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]