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O setor moveleiro está em festa. Além do grande volume de negócios gerados pela Movelpar, em Arapongas, que chegou pertodos R$ 350 milhões, a indústria nacional obteve uma conquista importante no mercado externo. O governo argentino desistiu de cobrar sobretaxa nos guarda-roupas importados do Brasil. O país vizinho investigou uma suspeita de dumping dos produtores brasileiros, mas em nove meses não encontrou indícios que comprovassem a prática. Sem a sobretaxa, os guarda-roupas brasileiros ganham mais competitividade para entrar no mercado vizinho.

Para executivas

O primeiro franqueado paranaense da grife carioca de roupas Folic, Roberto Chreem, investiu R$ 500 mil na loja que inaugura nessa semana no ParkShopping Barigüi, para atender principalmente mulheres executivas. No espaço de 84 metros quadrados, as clientes também vão encontrar bolsas e calçados coordenados. A loja de Curitiba é uma das 50 da Folic em vários estados.

Café britânico

A Comunidade de Ex-Alunos do Reino Unido e o British Council promovem um típico café da manhã inglês, no dia 28, no Hotel Radisson, para promover a integração entre profissionais e instituições no Brasil e no Reino Unido. O tema da palestra é Carreira e Parcerias Internacionais — O papel das relações internacionais no desenvolvimento profissional e institucional. O palestrante é o consultor em capital humano Bernt Entschev, colunista da Gazeta do Povo. Naturalmente, o inglês será a língua oficial do "English breakfast".

Serviço: Inscrições limitadas até 27 de março pelo telefone 41 3232-2912 ou pelo email alumni.sul@britishcouncil.org.br, com Izabelle Bonatto.

De olho no marcador

Primeiro foi o Impostômetro, que mede a arrecadação tributária do país minuto a minuto e em Curitiba pode ser conferido na fachada da Associação Comercial do Paraná – muito embora seu patrocinador seja a Associação Comercial de São Paulo. Agora, o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) se prepara para lançar o Gastômetro, para denunciar os gastos do governo, e o Corruptômetro, cujo nome é auto-explicativo.

Falta ousadia

Os contadores digitais só não estão na rua por duas razões, segundo seu idealizador, o cientista tributário Gilberto Amaral. Ninguém ainda topou patrocinar os projetos, que faltamente vincularão o nome do financiador à crítica contra a gastança oficial e o crime do colarinho branco.

Não basta fazer macarrão

Indústrias de alimentos do interior do Paraná ensinam como entrar para um segmento de grande competição. A Zaeli, de Umuarama, deixou há tempos de fazer só o arrozinho básico e agora lança o macarrão instantâneo. Apesar de estrear com sabores tradicionais, galinha e carne, o pacotinho mágico tem um diferencial: além do tempero em pó, vem com tempero líquido, inovador e mais fácil de misturar.

Caras conhecidas

Outra lição dos estandes da Mercosuper 2007, realizada na semana passada no ExpoTrade, em Pinhais, veio da Faville, de Cascavel. Nada de personagens próprios, que nem sempre conquistam a simpatia do público. Quem vem na capa do macarrão instantâneo e dos cereais matinais são os super familiares Flinstones e Tom e Jerry, que geram mais apelo.

Passado e presente

A agência Refinaria Promocional, de Curitiba, foi a responsável pelo posicionamento da Todeschini, tradicional indústria de alimentos do Paraná, na Mercosuper. O espaço, dividido em duas alas, mostra uma linha do tempo que une tradição e inovação. De um lado, a decoração com móveis de madeira, grandes mesas e objetos antigos remete aos 121 anos de história da empresa. De outro, vídeos e mobiliário contemporâneo compõem o cenário onde são apresentados os novos produtos, como a linha de molhos de tomate. O conceito gráfico das novas embalagens foi desenvolvido pela Refinaria, um novo campo que a agência começa a explorar.

Adeus, nuvem negra

A Atlas Eletrodomésticos, de Pato Branco, sudoeste do estado, deu um chega-prá-lá na crise que rondou a empresa no ano passado, quando a produção até parou por alguns dias. O panorama começou a mudar em novembro. Os pedidos foram tantos que faltou produto para entregar. O crescimento, de acordo com o diretor Jorge Guerra, variou entre 3% e 5% em relação ao ano anterior. E os primeiros meses de 2007 já superam o mesmo período do ano passado, com mais pedidos de lavadoras de roupas e de fogões, o carro-chefe da empresa.

Copa atrapalhou

Bom para uns, ruim para outros. A Copa do Mundo incentivou a venda de televisores mas prejudicou o comércio dos demais eletrodomésticos no mercado interno e a Atlas acusou o golpe. O tiro de misericórdia em 2006 foi a perda de contratos de exportação por causa do real valorizado.

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