• Carregando...

A arrecadação da Receita Federal com impostos e contribuições federais continua batendo recordes, mas já sente os reflexos da crise financeira internacional nos impostos que incidem sobre o crédito e ganhos em bolsa de valores. Em setembro, a Receita obteve arrecadação recorde para o mês de R$ 55,663 bilhões, alta real de 8,06% em relação a setembro do ano passado e de 2,95% em relação agosto. No acumulado de janeiro a setembro, a arrecadação totaliza R$ 499,225 bilhões, um crescimento real de 10,08% em relação ao mesmo período de 2007.

Mas com a crise, a arrecadação do Impostos sobre Operações Financeiras (IOF) caiu 5,94% em relação a agosto, resultado da desaceleração das operações de crédito. Em agosto, as receitas arrecadadas com o IOF tinham registrado um movimento inverso: alta de 16,82% na comparação com julho. A arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) sobre ganhos líquidos em operações em bolsa de valores em setembro caiu 25,66% na comparação com setembro do ano passado.

Ontem, o secretário-adjunto da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, chegou a admitir que o crescimento das receitas em 2008 deve ser menor que o projetado no início do ano. Até o mês passado, a Receita estimativa uma expansão das receitas em torno de 10% na comparação com 2007. Mas o secretário falou em até 8% de crescimento. "Na última reunião que nós participamos aqui, trabalhávamos com um intervalo de 8% a 9%", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]