• Carregando...

A arrecadação federal alcançou em outubro o melhor resultado para esse mês da série histórica e também o maior patamar desde dezembro do ano passado, informou a Receita Federal nesta sexta-feira.

A cifra arrecadada foi de 36,004 bilhões de reais, alta de 7,95 por cento sobre os 33,352 bilhões de reais recolhidos em outubro do ano passado, segundo dados corrigidos pela inflação.

Entre os destaques do mês, o IPI vinculado à importação teve crescimento de 20,5 por cento sobre outubro de 2005, estimulado sobretudo pelo aumento do valor em dólar das importações tributadas.

O IPI sobre automóveis subiu 10,24 por cento frente ao mesmo mês do ano passado, refletindo o maior volume de vendas no mercado interno, acrescentou a Receita.

O secretário-adjunto da Receita, Ricardo Pinheiro, disse que o resultado também foi auxiliado por dois recolhimentos atípicos.

O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) de Remessas ao Exterior saltou 107,8 por cento sobre o ano passado, em razão de uma ``arrecadação atípica relativa a juros remuneratórios sobre o capital próprio'', segundo a Receita.

Outro destaque citado por ele foi o IRRF de Rendimentos de Capital, com expansão de 17,26 por cento.

O pagamento trimestral de royalties referentes à extração de petróleo também influenciou o resultado, ao somar 2,959 bilhões de reais.

No ano, a arrecadação soma 324,987 bilhões de reais, aumento de 4,96 por cento frente aos 309,623 bilhões de reais arrecadados em igual período de 2005.

Os valores são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]