• Carregando...

Algumas regiões dos Estados Unidos, enfrentando altas taxas de desemprego, estão aparentemente em recessão, mas o plano do governo de auxílio aos mercados de crédito devem ajudar, disse neste domingo (19) o principal assessor econômico do presidente George W. Bush, Edward Lazear.

"Nós estamos vendo o que qualquer um caracterizaria como uma recessão em algumas partes do país", disse Edward Lazear, presidente do Conselho de Consultores de Economia dos EUA, à emissora de TV CNN. O índice de desemprego em algumas áreas está "muito mais alto" do que os 6,1 por cento da média nacional, segundo ele. Lazear afirmou que a administração "tomou as medidas corretas" para descongelar os mercados de crédito e liberar os empréstimos para negócios e consumidores. Embora ainda vá levar alguns meses para um impacto significativo do plano de resgate de 700 bilhões de dólares do Tesouro norte-americano, os primeiros sinais de recuperação já estão aparentes, segundo Lazear.

"Os bancos agora estão querendo emprestar uns aos outros. Isso é uma grande vantagem para a economia, porque o maior problema tem sido que os bancos não estavam confiando uns nos outros", disse ele. Com o aumento dos empréstimos, o fluxo de dinheiro na economia vai ser "imediatamente ampliado", acrescentou Lazear.

"Se você pegar os números que nós vimos nesta semana... parece que está funcionando. Todos os números estão indo na direção certa." Lazear disse que o déficit orçamentário dos Estados Unidos vai crescer devido ao custo do plano de resgate, mas não quis dizer o quanto.

"O déficit é importante, (mas) o foco principal é recuperar a economia", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]