• Carregando...

A atividade do comércio brasileiro aumentou 1,7% no mês de outubro, na comparação com setembro, feitos os ajustes sazonais, segundo o indicador da Serasa Experian. Segundo os economistas da instituição, a retomada da trajetória de expansão da massa real de rendimentos, a estabilização da cotação do dólar e as promoções realizadas pelas concessionárias de veículos impulsionaram o movimento dos consumidores nas lojas durante o mês de outubro.

O resultado é igual ao de janeiro, ambos os maiores do ano. Na comparação com outubro do ano passado, houve avanço de 2,8%. Em setembro a atividade do setor aumentou 1,4% e, em agosto, cresceu 0,5%. Na avaliação da Serasa, o aumento da massa real de rendimentos neste segundo semestre, em que a inflação esteve menos acentuada, e as promoções realizadas pelas concessionárias de veículos elevaram o movimento das lojas no mês passado.

As lojas especializadas em veículos, motos e peças registraram aumento de 8,0% no movimento em outubro, ante setembro. Nos super e hipermercados, houve crescimento de 2,9%. O segmento de material de construção exibiu aumento de 2,7% em seu movimento e o de móveis, eletroeletrônicos e informática teve alta de 1,4% no fluxo de consumidores.

Em combustíveis e lubrificantes a alta foi de 0,7% e, no setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, houve aumento de 0,2%. No acumulado do ano, a atividade do comércio cresceu 5,1%, puxada pelos segmentos de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (6,1%) e de combustíveis e lubrificantes (5,8%).

O segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática acumulou alta de 3,2% neste mesmo período, variação idêntica à registrada pelo segmento de veículos, motos e peças. Já o setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios vem logo atrás com alta de 3,1% no acumulado do ano, mesmo desempenho registrado pelo setor de material de construção.O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]