• Carregando...

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,89% no segundo trimestre de 2013, em relação aos três meses anteriores, nos dados com ajuste sazonal. O índice avançou de uma média mensal de 144,79 pontos para 146,08 pontos nessa comparação.

Em relação ao segundo trimestre de 2012, o IBC-Br teve alta de 3,97%. O índice avançou de uma média mensal de 142,91 pontos para 148,59 pontos nessa comparação.

Considerado somente o mês de junho, a alta foi de 1,13%, o que levou o IBC-Br a encerrar o primeiro semestre com alta de 3,2%, na série de dados dessazonalizada.

O Banco Central reviu os dados de maio, que agora registram queda de 1,5%, ante recuo de 1,4% divulgado para o período há um mês, também com ajuste sazonal.

O IBC-Br mostrou, ainda, alta de 2,28% em junho ante igual período do ano passado, na série sem ajuste. Considerando a sazonalidade, foi verificado avanço de 2,62%. E nos 12 meses acumulados em junho o aumento foi de 2,12 %, com ajuste sazonal.

Entenda o índice O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses e tem grande influência sobre as estimativas do mercado financeiro para o Produto Interno Bruto (PIB), divulgado a cada três meses pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado do PIB do segundo trimestre de 2013 será conhecido na última semana de agosto.

No Relatório de Inflação de junho, o BC rebaixou sua previsão anual de crescimento para o ano de 3,1% para 2,7%. Já os analistas consultados para a confecção do boletim Focus estimam avanço de 2,21%. No entanto, algumas instituições financeiras já projetam expansão inferior a 2% neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]