i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Crise mundial

Atividade manufatureira da zona do euro despenca em dezembro

  • PorReuters
  • 02/01/2009 07:28

A atividade manufatureira na zona do euro atingiu novo recorde de baixa em dezembro, abaixo até mesmo da leitura preliminar do índice que já era ruim, e as perspectivas continuam horríveis, mostraram dados divulgados nesta sexta-feira.

A queda na atividade foi acompanhada pela diminuição das pressões inflacionárias, abrindo o caminho para que o Banco Central Europeu (BCE) reduza a taxa de juro de novo, quando realizar sua reunião de política monetária ao final do mês, como é esperado pelo mercado.

O índice de atividade manufatureira apurado pela Markit caiu para 33,9 em dezembro, patamar jamais registrado nos 11 anos em que a pesquisa é feita, e bem abaixo da leitura preliminar, que indicava 34,5 pontos para o índice.

Analistas consultados esperavam a manutenção da leitura preliminar.

O índice está bem abaixo da marca de 50 pontos, que divide crescimento de contração, e a perspectiva é ruim, já que o índice de novas encomendas tombou para um novo patamar recorde de queda de 26,4 pontos, ante 27,4 na primeira leitura e 28,8 pontos em novembro.

As fábricas instaladas na região das 15 nações que formam o bloco da zona do euro estão lutando. Os índices de atividade manufatureira de três das quatro maiores economias da região - Alemanha, França e Espanha - também registraram recordes de baixa, enquanto o indicador da Itália apurou leve alta.

A zona do euro foi declarada oficialmente em recessão ao final do ano passado, seguindo a contração da produção econômica por dois trimestres consecutivos.

Analistas consultados pela Reuters não esperam um retorno do crescimento até o último trimestre deste ano.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.