• Carregando...
A nova versão do iOS traz mais de 300 novos “emojis”, aquelas carinhas usadas em mensagens de texto – incluindo negros, asiáticos e latinos | Brunno Covello/Gazeta do Povo
A nova versão do iOS traz mais de 300 novos “emojis”, aquelas carinhas usadas em mensagens de texto – incluindo negros, asiáticos e latinos| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

A Apple lançou neste quarta-feira (8) a versão iOS 8.3 de seu sistema operacional para iPhone, iPad e iPod Touch. Essa atualização é lançada de forma gradual entre usuários, o que pode fazer com que alguns consigam ter acesso às novidades antes de outros.

A atualização inclui novas opções de línguas para a Siri, assistente virtual do sistema operacional da Apple: português, russo, alemão, dinamarquês, holandês, tailandês, sueco e turco agora estão disponíveis. A novidade vem depois de quatro anos desde o lançamento da ferramenta.

Carinhas

A nova versão traz também mais de 300 novos “emojis”, aquelas carinhas usadas em mensagens de texto – incluindo negros, asiáticos e latinos –, assim como uma nova formatação do teclado para comportar esses novos símbolos.

Vale a pena usar um relógio inteligente?

Gear S, lançado pela Samsung no fim do ano passado, traz à tona os dilemas para usuários e fabricantes que cercam os novos dispositivos vestíveis

Leia a matéria completa

O tema da diversidade dos emojis ganhou força em 2012, quando a cantora Miley Cyrus iniciou uma campanha sobre o assunto. Em 2013, uma petição online exigia que a Apple fizesse mudanças para incluir diferentes tons de pele em seu banco de dados de carinhas.

Os autores da petição diziam que apenas dois emojis, de mais de 800 no sistema da Apple, faziam referências a rostos que não são brancos: a face de um asiático e um homem com turbante.

Em 2014, o consórcio Unicode, que cria padrões para como caracteres serão exibidos em diferentes aparelhos e plataformas, anunciou que estava estudando um meio de tornar as “carinhas” mais diversas.

O Unicode explica que os emojis que representam pessoas tinham a intenção de ser “genéricos”, entretanto essas imagens foram baseadas nas originais criadas por uma companhia japonesa, o que faz com que elas “mostrem um tom de pele mais claro, em vez de ter uma aparência genérica (inumana), como amarelo ou laranja”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]