• Carregando...

A audiência de conciliação e instrução entre o Sindicato dos Metalúrgicos da região de Curitiba (SMC) e a Bosch está marcada para quarta-feira (24) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Os representantes dos funcionários dispensados e da multinacional tentarão entrar em um acordo amigável sobre a demissão de 900 colaboradores que ocorreu na última quinta-feira (18).

A audiência é resultado da ação que o sindicato apresentou ao TRT na última sexta-feira (19), tentando conseguir uma liminar para reverter as dispensas da Bosch. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o juiz Luiz Eduardo Gunther, vice-presidente do TRT, será o mediador. Ele ouvirá as partes envolvidas e, se não houver acordo, dará um parecer sobre a liminar do sindicato. A decisão do juiz poderá ser tomada durante a audiência ou ele poderá pedir um prazo maior para avaliar a questão.

Segundo o presidente do sindicato, Sérgio Butka, o órgão não fará a rescisão dos contratos de trabalho dos funcionários até que haja uma definição do TRT. A legislação trabalhista determina que todos os empregados com mais de um ano de carteira assinada, rescidam seus contratos no sindicato a que são filiados. "Na quarta-feira iremos tentar negociar com a Bosch. O nosso objetivo é que essas pessoas não fiquem sem seus empregos. Esperamos que o Tribunal do Trabalho julgue e acate a nossa liminar", disse Butka. A assessoria de imprensa da Bosch informou que a empresa recebeu a intimação do TRT e que comparecerá à audiência. Disse ainda que o departamento jurídico prepara a resposta ao sindicato, e que maiores informações serão dadas somente após a reunião.

Ministério Público do Trabalho

Na sexta-feira (19) o sindicato também protocolou um pedido para que o Ministério Público do Trabalho (MPT) intervenha na negociação com a Bosch. E nessa segunda-feira (22) o pedido de mediação foi entregue à procuradora Cristiane Sbalqueiro Lopes, segundo a assessoria de comunicação do órgão. Ela começou a analisar o caso à tarde e não há um prazo definido para que a procuradora se pronuncie sobre a questão. A assessoria informou que nessa semana será marcada a audiência de conciliação no MPT.

Em janeiro o sindicato havia protocolado outra ação contra a Bosch, pedindo que o MPT mediasse as negociações. Essa ação está sendo analisada pelo procurador do Trabalho Luercy Lino Lopes, e ainda houve definição sobre o caso. Segundo o órgão, não há dependência entre as duas ações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]