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A Azul, nova companhia aérea brasileira, começa a vender passagens em dez dias para as suas primeiras rotas a partir do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e irá prestar uma homenagem ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao criar a "classe Jobim" em suas aeronaves, revelou há pouco o presidente do Conselho de Administração da empresa, David Neeleman. "Serão os primeiros 18 lugares da frente, com poltronas mais espaçosas, como o ministro pediu", disse o empresário, numa referência às críticas de Jobim ao conforto das aeronaves que operam no País.

Neeleman, que está em Ribeirão Preto (SP) para uma palestra a empresários locais, evitou detalhar os preços das passagens da companhia e revelou apenas que a rota Campinas-Salvador (BA) terá passagens por menos que os R$ 218 gastos por trecho para a viagem de ônibus. "Em alguns dias e horários teremos mais da metade dos lugares com esses preços promocionais, em outros, menos lugares", disse. Já na rota Campinas-Curitiba (PR), o preço será superior aos R$ 65 da passagem rodoviária por trecho.

O presidente do Conselho da Azul anunciou ainda que irá haver uma segmentação nos preços das passagens de acordo com o período que elas forem adquiridas, ou seja, os bilhetes serão mais baratos se comprados com maior antecedência que os adquiridos às vésperas da viagem.

O empresário revelou também que para atrair viajantes da capital paulista para viagens a partir de Viracopos, a Azul irá criar uma linha de ônibus com freqüência horária a partir de um ponto próximo à saída para a rodovia Castelo Branco e ao entroncamento das marginais Tietê e Pinheiros. Com isso, segundo Neeleman, a empresa espera buscar o passageiro paulistano que teria de se descolar até o aeroporto de Guarulhos (SP) e que gastaria mais tempo que para Campinas. "A tarifa desses ônibus deve custar entre R$ 10 e R$ 20 e o passageiro poderá fazer o check-in no próprio veículo", explicou.

Neeleman admitiu ter planos para operar em Ribeirão Preto, mas mencionou apenas uma rota futura a partir do Rio de Janeiro, caso a companhia consiga operar no aeroporto Santos Dumont. No entanto, o empresário afirmou que o potencial do eixo entre Ribeirão Preto e Campinas é grande para a aviação regional. "São 5 milhões de pessoas que quase não têm serviços aéreos e que querem viajar", concluiu.

A Azul começa a operar no próximo dia 15 de dezembro com vôos de Campinas para Curitiba, Salvador, Porto Alegre (RS) e Vitória (ES). A empresa pediu cinco freqüências diárias para as rotas Campinas-Porto Alegre e Campinas-Salvador e aguada apenas a aprovação dos horários de trânsito para o início da venda das passagens para os cinco primeiros jatos Embraer, dois do modelo 190 e três do 195. Assim que receber um terceiro 190, previsto para o início de janeiro, a empresa deve iniciar os vôos Campinas-Curitiba e Campinas-Vitória, com quatro freqüências diárias cada.

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