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A rede curitibana de restaurantes Baggio Pizzeria & Focacceria inaugura em fevereiro um novo formato de serviço, a Baggio Express, que pretende oferecer todos os serviços de salão no balcão ou em casa. A nova unidade vai ficar na Rua Hildebrando Cordeiro, 250, no Ecoville, mas já chamou a atenção dos franqueados, que hoje atuam em cinco cidades do Paraná e de Santa Catarina com o formato tradicional. Também é uma aposta para levar a marca para outros estados. No ano passado, a rede paranaense fez uma investida no litoral catarinense, aproveitando para se preparar para o verão em Balneário Camboriú. Apesar de ser a oitava da rede, essa loja tem características de gestão próprias. O sócio-proprietário da rede, José Antônio Baggio Pereira (foto), falou ao repórter João Pedro Schonarth sobre as novidades do grupo e a características de um negócio no litoral.

A empresa começou o ano com novidades. Como vai funcionar este novo formato da rede?

Todos os sabores de pizzas, focaccias, calzones e lasanhas servidas nas Baggios tradicionais, com atendimento de salão, estarão disponíveis na unidade Express. As saladas e sobremesas e o delivery de vinhos, um dos grandes diferenciais da marca, também compõem o cardápio da Baggio Ecoville. É um novo formato que fez bastante sucesso com os franqueados, inclusive de Santa Catarina. Como ele é mais simples, é de fácil replicação, e pretendemos estruturar esse formato para começar a ser levado para outras partes do país.

Quais foram os principais desafios na abertura da primeira loja em uma cidade litorânea?

Balneário Camboriú é um lugar atípico, onde a população aumenta de 200 mil para 2 milhões no verão. Cidades litorâneas, principalmente as turísticas, precisam de negócios que levem em conta a mão de obra e a questão salarial. Como há muitos estabelecimentos contratando durante o verão, é necessário, em geral, pagar salários mais altos para reter trabalhadores. O horário de funcionamento também é um diferencial: como o almoço na praia geralmente é mais tarde, a unidade precisa estar aberta mais cedo – no nosso caso, às 16h – e fechar mais tarde, porque as pessoas vão dormir mais tarde.

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Plano B

A unidade curitibana da multinacional Electrolux, uma das maiores fabricantes mundiais de eletrodomésticos, adotou o Porto Itapoá, em Santa Catarina, como alternativa de operador logístico para a importação de produtos e para a movimentação de cargas via cabotagem. De acordo com o diretor de supply chain da empresa, Silvio Caminoski, o terminal catarinense será utilizado como medida de contingência quando Paranaguá apresentar gargalos que dificultem a chegada de produtos. É o que costuma ocorrer a partir de março, ápice do escoamento da safra de grãos. "Os negócios estão crescendo e precisamos de alternativas", afirma.

A primeira carga de sete contêineres de condicionadores de ar, proveniente da China, chegou no fim de janeiro a Itapoá.

Ainda segundo Caminoski, as operações da empresa continuam concentradas no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no litoral do Paraná, inclusive pela proximidade com a fábrica instalada em Curitiba – o que diminui o valor do frete. A Electrolux movimentou 10,4 mil contêineres no ano passado pelo terminal paranaense, com previsão de 12,9 mil unidades este ano. A carga da Electrolux é a terceira mais importante entre as operações de importação do TCP.

Guia de sucesso

A segunda edição do Guia Delivery, que oferece centenas de opções de alimentação com o serviço em Curitiba, chegou ao mercado na semana passada com tiragem de 50 mil exemplares, destinados aos assinantes da Gazeta do Povo e à venda avulsa. Mas o conteúdo também está disponível no site do jornal e para quem usa tablet e mobile com sistemas IOS e Android. A atualização do aplicativo está disponível para download.

A primeira edição conquistou o público de toda a cidade, que encontrou pelo menos uma opção para sua região de moradia ou trabalho. A distribuição dos restaurantes no mapa da cidade resultou de um trabalho de inteligência sobre a atuação dos anunciantes. Nas primeiras semanas foram 3,5 mil downloads. O mobile tem mais de cinco mil usuários e o site registrou um aumento de 712% no número de acessos.

Xô, feriado!

Incomodada com a criação de mais um feriado, a Associação Comercial do Paraná (ACP) foi às vias de fato contra o Dia da Consciência Negra, instituído por lei municipal para 20 de novembro. Junto com o Sinduscon, a ACP protocolou uma ação direta de inconstitucionalidade (adin) no Tribunal de Justiça do Paraná.

O argumento é a falta de competência da Câmara Municipal para legislar em matéria de alçada da União. O motivo diz respeito ao congelamento das atividades produtivas e consequente perda econômica em dia de folga para o trabalhador.

Cequipel on-line

O Grupo Cequipel comemora os 30 anos de atividade anunciando a entrada no segmento de e-commerce, com o portal mercadoescolar.com. Fabricante de mobiliário escolar, a empresa tem sede em São José dos Pinhais e unidades em Santa Catarina e Sergipe. Com a nova unidade de negócios, o grupo estima um crescimento de 35% neste ano, o que deve elevar o faturamento para R$ 200 milhões.

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