• Carregando...

O Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve, ou Fed, em inglês), anunciou nesta quarta-feira (29) uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa de juros do país, que passou de 1,5% para 1% ao ano. As bolsas do mundo anteciparam a medida, operando em alta.

No Brasil, segue a expectativa para o anúncio do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que decidirá até a noite desta quarta o rumo da Selic. Mais cedo, a China anunciou corte de 0,27 ponto percentual em sua taxa de juros.

Esta foi a primeira reunião da instituição desde o último dia 8, quando o Federal Reserve (Fed), o Banco Central Europeu (BCE) e outros países reduziram suas taxas em 0,5 ponto percentual, em uma ação coordenada para enfrentar a crise financeira.

Justificativas

De acordo com o comunicado divulgado pelo Fed, o ritmo da economia americana se desacelerou de forma marcante, principalmente por conta de uma "redução dos gastos dos consumidores".

"Os gastos com equipamentos e com produção industrial se enfraqueceram nos últimos meses, e a redução da atividade econômica em muitas outras economias diminui as persepectivas para as exportações dos EUA", comenta.

De acordo com o Federal Reserve, por conta da redução do petróleo e de outras commodities e da expectativa de redução da atividade econômica, o comitê espera que a inflação "vá se moderar nos próximos trimestres para um nível de estabilidade de preços".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]