• Carregando...

O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou nesta quinta-feira que injetará mais 50 bilhões de libras (80 bilhões de dólares, 60 bilhões de euros) na economia britânica, conforme informações divulgadas ao final de sua reunião mensal de política monetária em Londres.

O BoE, que aumenta assim seu programa de compra de ativos para 325 bilhões de libras (515 bilhões de dólares, 390 bilhões de euros) para apoiar a abalada economia britânica, manteve por outro lado sua taxa de juros principal em 0,5%, patamar vigente há quase três anos.

O oficialmente chamado programa de flexibilização quantitativa foi criado em março de 2009 para injetar liquidez em uma economia então em recessão e aumentado, em novembro desse mesmo ano, para 200 bilhões de libras (306 bilhões dólares, 230 bilhões de euros), quantia que se esgotou em janeiro de 2010.

O BoE já o reativou uma primeira vez em outubro, com 75 bilhões de libras, mas as novas aquisições de ativos deviam ser completadas no começo deste mês de fevereiro.

A nova expansão acontece quando o Reino Unido parece se encaminhar para uma nova recessão, depois de seu Produto Interior Bruto (PIB) se contrair 0,2% no último trimestre de 2011, quando praticamente todos os analistas consideram que a tendência continuará neste começo de 2012.

Os anúncios do BoE, amplamente antecipados pelos especialistas, foram feitos pouco antes dos do Banco Central Europeu (BCE), que deve manter sem variação sua taxa de juros principal em 1% e suas medidas anticrise.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]