Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Banco usa helicóptero para garantir acesso de funcionários ao trabalho

Já no primeiro dia de greve, HSBC utiliza aeronave para levar alguns funcionários para sede administrativa do bairro Xaxim. Prática é corriqueira durante paralisação dos bancários

Funcionários do alto escalão administrativo - com funções, sobretudo, burocráticas – costumam ser levados pelo transporte aéreo aos postos de trabalho | Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Funcionários do alto escalão administrativo - com funções, sobretudo, burocráticas – costumam ser levados pelo transporte aéreo aos postos de trabalho (Foto: Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo)

O banco HSBC utilizou, na manhã desta quinta-feira (19), um helicóptero para levar alguns funcionários ao centro administrativo da empresa no bairro Xaxim, em Curitiba. A medida foi tomada porque manifestantes bloqueiam a entrada ao prédio, devido à greve dos bancários. O movimento fecha agências e centros administrativos de bancos em Curitiba e em todo o país.

No início desta quinta, apenas quatro manifestantes estavam em frente ao prédio. Eles faziam um piquete para impedir o ingresso dos funcionários à sede administrativa. A reportagem da Gazeta do Povo presenciou uma das viagens do helicóptero feitas pela empresa.

O último voo levando funcionários do HSBC foi visualizado por volta das 9h30, segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana. A entidade não soube informar o motivo de os voos terem sido em menor volume que em anos anteriores. Em períodos de greve, helicópteros chegam a ficar o dia todo transportando funcionários.

O sindicato informa que a aeronava parte do Parque Barigui até o Centro Administrativo HSBC Xaxim. A entidade que representa a categoria, em seu site, diz que "além de prática antissindical, que desrespeita o direito de greve, o HSBC coloca seus trabalhadores em risco. Em anos anteriores, o Sindicato recebeu muitas reclamações dos moradores, que afirmavam que o barulho era insuportável e começava bastante cedo. Em retaliação, já houve disparo de fogos de artifícios nos helicópteros por parte dos moradores da região."

Funcionários do alto escalão administrativo - com funções, sobretudo, burocráticas – costumam ser levados pelo transporte aéreo aos postos de trabalho. O trabalho desempenhado por esses funcionários geralmente não tem influência direta no funcionamento das agências onde a maioria dos clientes faz transações bancárias.

No ano passado, uma aeronave ficou durante o dia todo na realização do transporte de funcionários. Os empregados são orientados a seguirem até um ponto onde é possível efetuar o pouso de helicópteros. De lá, são levados até a sede da entidade para trabalhar durante o período em que os bancários paralisam as atividades.

Outro lado

O HSBC informou, em nota, que "para manter seu plano de contingência, está eventualmente fazendo o uso de helicópteros para que seus colaboradores tenham acesso aos centros administrativos, medida esta aprovada pelos órgãos policiais e da aeronáutica." O banco relatou ainda que "respeita o direito democrático de manifestação dos sindicatos, mas não comenta publicamente as reivindicações, pois há comitês permanentes para a discussão de questões bilaterais."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.