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Cliente que se sentir lesado pode reclamar

Os usuários da rede bancária que não conseguirem ter acesso a algum tipo de serviço e que, por esse motivo, tiveram algum tipo de prejuízo, podem formalizar a reclamação junto à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon-PR). A coordenadora do órgão, Cláudia Silvano, orienta os consumidores a tentar as outras alternativas disponibilizadas pelos bancos – caixas-eletrônicos, internet e lotéricas – antes de registrar a queixa.

"Se depois de tentar efetuar o serviço pelos outros meios, o cidadão deve registrar a reclamação", diz Cláudia.

Em caso de um consumidor que não conseguiu pagar determinada conta por causa da greve, por exemplo, o Procon-PR vai acionar os bancos para que a pessoa consiga quitar o débito sem os juros referentes aos dias de paralisação. Apesar disso, Cláudia diz que poucas reclamações foram registradas no Procon-PR, ao longo desta greve bancária.

636 agências fechadas no PR

Apucarana e região - 24 agências Arapoti - 30 agênciasCampo Mourão e região - 20 agênciasCornélio Procópio e região - 29 agênciasCuritiba e região - 337 agências + 13 centros administrativosGuarapuava e região - 23 agênciasLondrina e região - 81 agênciasParanavaí e região - 37 agênciasUmuarama e região - 55 agências

A greve dos bancários completou sete dias, nesta segunda-feira (24), com a ampliação do número de agências que estão de portas fechadas no Paraná. Segundo um levantamento da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado do Paraná (Fetec-PR), 636 das 1.533 agências do estado estão fechadas, com cerca de 20 mil bancários parados.

"O banqueiro rompeu a negociação e permanece em silêncio. Então, se houver impacto à sociedade, a responsabilidade será do sistema bancário. É preciso que se chegue a um consenso", disse o presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Otávio Dias.

Apesar de o número de agências que aderem à greve estar aumentando, os usuários dos serviços bancários têm diversas alternativas para ter acesso aos serviços. Dentre as opções, estão caixas-eletrônicos, atendimento por internet ou celular (mobile) e correspondentes bancários, como casas lotéricas e estabelecimentos comerciais credenciados.

Caixas-eletrônicos

Segundo a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), há 182 mil caixas-eletrônicos em operação no país. Por meio deles, o cliente pode efetuar saques (cujo limita varia de acordo com o banco), fazer depósitos e transferências, além de sacar benefícios sociais.

Também é possível pagar contas que ainda não tenham vencido e agendar pagamentos. O usuário também tem a possibilidade de bloquear cartões, fazer empréstimos pessoais e solicitar débitos automáticos.

Internet

A internet é uma boa opção para "driblar" a greve. Segundo a Fenaban, mais de 24% das transações bancárias de 2011 foram feitas por meio da rede de computadores. Por este canal, é possível fazer consultas diversas (saldo, extrato, lançamentos futuros, informe de rendimentos e aplicações), pagamentos de diversas modalidades e transferências entre outros bancos. O cliente também pode pedir desbloqueio de cartões e talões.

Lotéricas

Diversos serviços também estão disponíveis nas casas lotéricas. Segundo a Caixa Econômica Federal, os usuários podem pagar contas de água e telefone, impostos, boletos bancários e faturas de cartão de crédito. Os clientes de contas correntes ou poupanças podem fazer até três saques por dia. Os beneficiários do Bolsa Família também conseguem retirar os valores disponíveis nas lotéricas. É possível, ainda, sacar os valores do INSS, FGTS e Seguro-Desemprego.

A Caixa informa que é possível consultar dados, fazer depósitos em dinheiro em contas correntes e poupanças e encaminhar propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimos por consignação.

Pagamentos de protestos estão suspensos

A Associação do Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR) informou que os prazos para pagamentos de títulos protestados estão suspensos, até que a greve dos bancários seja encerrada. Com a suspensão dos prazos, não são considerados dias úteis o período em que os bancos estiverem parados.

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