• Carregando...
Autoridades dizem que as regras emergenciais adotadas para limitar saques e impedir uma corrida aos bancos serão temporárias | REUTERS/Yannis Behrakis
Autoridades dizem que as regras emergenciais adotadas para limitar saques e impedir uma corrida aos bancos serão temporárias| Foto: REUTERS/Yannis Behrakis

Os bancos cipriotas reabriram nesta quinta-feira (28) sob fortes controles impostos a transações para impedir uma corrida de correntistas depois que o governo foi forçado a aceitar um pacote de resgate da União Europeia para evitar a falência do país.

Os bancos foram fechados há quase duas semanas, conforme o governo negociava um pacote de resgate de 10 bilhões de euros, o primeiro no bloco monetário da Europa a impor perdas a depositantes bancários.

Funcionários dos bancos chegaram para o trabalho cedo em Nicósia conforme o dinheiro era entregue por carros blindados. Em uma agência do segundo maior banco, o Banco Popular do Chipre, funcionários estavam recebendo instruções antes da abertura ao meio-dia (7h, no horário de Brasília). Os novos horários de abertura foram divulgados em um bilhete escrito à mão colocado na porta.

Autoridades dizem que as regras emergenciais adotadas para limitar saques e impedir uma corrida aos bancos serão temporárias, mas economistas afirmam que será difícil retirá-las enquanto a economia estiver em crise.

Em Nicósia, havia algum alívio com a reabertura dos bancos, mas também alguma apreensão. "Finalmente o humor das pessoas vai melhorar, e podemos voltar a confiar no sistema", disse Yorgos Georgiou, proprietário de uma lavanderia.

Mas acrescentou: "Estou preocupado com as pobres crianças trabalhando nos caixas hoje, porque as pessoas podem mostrar sua irritação com eles. Não dá para prever como as pessoas vão reagir depois de tantos dias."

A bolsa de valores do Chipre informou que permanecerá fechada nesta quinta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]