• Carregando...

A ata da última reunião sobre juros do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), divulgada nesta quarta-feira (20), traz novas previsões para o desempenho da economia norte-americana em 2009.

De acordo com o documento, o Fed o crescimento da economia no segundo semestre será modesto, o que manterá os índices de inflação em patamares bastante baixos, entre 0,6% e 0,9% ao fim deste ano.

Enquanto isso, o Produto Interno Bruto (PIB) da maior economia mundial cairia entre 1,3% e 2% em 2009, antes de crescer de 2% a 3% em 2010 e de 3,5% a 4,8% em 2011, segundo as previsões da reunião do comitê econômico do BC dos EUA para o mês de abril.

"Fundo do poço"

A ata mostrou que os economistas da instituição apostam em uma recuperação da economia a partir do "fundo do poço" a ser atingido no segundo semestre de 2009, enquanto o emprego deverá mais para se recuperar, ganhando fôlego somente no decorrer de 2010.

Para justificar a melhora das previsões econômicas, que agora contemplam crescimento moderado do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano que vem, a autoridade monetára justificou que "os juros para o crédito privado caíram, o preço das ações subiu de forma substancial e algumas medições de estresse do setor financeiro apresentaram melhora".

Quanto ao desemprego, que atingiu 8,5% em março e subiu para 8,9% em abril, a melhora deve demorar mais para ser sentida. Segundo o BC dos EUA, a taxa deve continuar a subir até o início de 2010, antes de começar a cair ao longo do ano que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]