• Carregando...

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu reduzir a taxa básica de juros, a Selic em 0,5 ponto percentual, de 14,75% para 14,25% ao ano. A decisão foi unânime e surpreendeu o mercado, já que a maioria dos analistas apostava numa queda menor, de 0,25 ponto percentual. Foi a décima queda seguida da Selic.

Em um breve comunicado, o Comitê de Política Monetária (Copom) afirmou ter tomado a decisão após avaliar "o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação".

A previsão conservadora dos especialistas foi resultado da ata da última reunião do Comitê, que indicava uma maior "'parcimônia" com os juros e preocupação com os efeitos das últimas queas sobre a economia e a inflação.

Com a queda desta quarta-feira, a Selic do menor patamar histórico da Selic, desde o início das reuniões do Copom, em 1996, mas ainda assim é considerada alta pelos especialistas, já que a taxa continua sendo uma das mais altas do mundo. A queda da taxa básica de juros dos país juros começou em setembro do ano passado, quando a Selic estava em 19,75% ao ano.

Esta foi a última reunião do Copom antes do primeiro turno das eleições presidenciais, que acontece no dia 1º de outubro. A próxima está agendada para os dias 17 e 18 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]