• Carregando...

O Banco Central Europeu (BCE) sinalizou nesta quinta-feira que seu ciclo de aperto monetário foi suspenso, informando que os riscos de inflação na zona do euro não são mais de aceleração e que o crescimento econômico será menor, na melhor das hipóteses.

"Esperamos que a economia da zona do euro cresça moderadamente, sujeito a incertezas particularmente altas e riscos intesificados", disse o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, em entrevista coletiva após o banco manter sua taxa básica de juro em 1,5% depois de altas em abril e em junho.

A inflação deve cair abaixo de 2% em 2012, disse ele, acrescentando que os riscos para os preços estão "em geral equilibrados".

Essa avaliação marcou uma mudança sobre o mês anterior, quando Trichet disse que havia "riscos para a estabilidade dos preços". A mudança sugere que o banco abandonou seu ciclo de aperto e que o juro deve ficar estável.

O BCE reduziu sua previsão de crescimento econômico, para uma faixa de 1,4 a 1,8 por cento neste ano, ante cenário anterior, feito em junho, de 1,5 a 2,3 por cento. Para o ano que vem, a faixa caiu para 0,4 a 2,2 por cento, contra 0,6 a 2,8 por cento.

A nova estimativa de inflação é de desaceleração para 1,2 a 2,2 por cento no ano que vem, com a mediana em 1,7 por cento, número inferior à meta do BCE, que é de manter a inflação próxima, mais abaixo, de 2 por cento.

"Uma análise bastante completa dos próximos dados e desenvolvimentos no período à frente é requerida", disse Trichet. "Vamos continuar

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]