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São Paulo – Parte de um dos segmentos que mais cresce no Brasil, as companhias paranaenses de perfumaria e cosméticos querem aumentar também a sua participação no mercado externo. O estado tem a terceira maior concentração de empresas do setor no país – são 131. No Brasil todo, são mais de 1,2mil fabricantes, que movimentaram em 2004, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), cerca de R$ 22,6 bilhões. O setor está reunido em São Paulo na 15.ª edição da Cosmoprof Cosmética – Feira Internacional da Beleza.

A All Nature, com sede em Curitiba, é uma das 400 empresas participantes do evento e, segundo o seu gerente marketing, Alexandre Júnior, vai começar a exportar no início de 2006. "Já tenho um embarque acertado de 50 mil tubos de tintura para a Argentina", comemora. Nos planos da empresa também estão outros países da América Latina, como Chile e Equador.

A empresa foi fundada há 10 anos, com a estratégia de vender apenas para salões de beleza. Segundo Júnior, no ano passado a All Nature registrou um crescimento de 50%. Para esse ano, a expectativa é incrementar o faturamento na mesma proporção, ou cerca de R$ 10 milhões. "Além do mercado externo, estamos amadurecendo em praças brasileiras como Salvador e Maranhão."

A perfumaria Chlorophylla, de Curitiba, também participa da feira com a ambição de prosperar no exterior. "Em 2004 exportamos 60 mil itens. Para esse ano, se a economia colaborar, pretendemos aumentar esse volume em 50%", diz o diretor de exportação da empresa, José Schweidson Filho. Segundo o executivo, xampus, loções e colônias da marca já foram vendidos para o Japão, Estados Unidos, África do Sul e Portugal. "Esses países devem aumentar os volumes negociados e outros devem ser incluídos."

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