• Carregando...
Chairman do Fed Ben Bernanke participou de audiência do Comitê Bancário do Senado dos EUA |
Chairman do Fed Ben Bernanke participou de audiência do Comitê Bancário do Senado dos EUA| Foto:

O chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, disse nesta quarta-feira que a economia dos Estados Unidos enfrenta perspectivas "atipicamente incertas", acrescentando que o banco central está pronto para adotar mais medidas para impulsionar o crescimento se for necessário.

"Mesmo com o Federal Reserve mantendo um planejamento prudente para a retirada da política monetária expansionista, também reconhecemos que as perspectivas econômicas continuam atipicamente incertas", destacou em testemunho preparado para apresentação ao Comitê Bancário do Senado.

"Continuamos preparados para adotar mais medidas, conforme necessário, para impulsionar a volta da utilização total do potencial produtivo de nosso país em um contexto de estabilidade de preços."

Bernanke acrescentou que as autoridades do Fed acreditam que a economia norte-americana ainda está no caminho para a recuperação.

"Embora a política fiscal e a reconstrução de estoques devam fornecer menos ímpeto para a recuperação do que nos trimestres passados, a maior demanda das famílias e dos empresários ajudará a sustentar o crescimento."

Por ora, Bernanke disse que o Fed prevê que as condições econômicas irão requerer uma taxa básica de juros excepcionalmente baixa por um "período prolongado". Essa é uma linguagem que o BC vem repetindo há mais de um ano.

Bernanke não detalhou quais medidas o Fed poderia adotar se o crescimento se abater. Analistas dizem que o banco poderia retomar a compra de ativos ou reduzir a taxa que paga aos bancos para que deixem no Fed os recursos excedentes.

"O depoimento não foi particularmente otimista", disse Lawrence Glazer, sócio da Mayflower Advisors, em Boston. "Isso indica que o Fed tem uma visão relativamente nebulosa do futuro."

O chairman do Fed usou grande parte de seu testemunho citando as ferramentas que o Fed tem à disposição para remover as medidas extraordinárias de liquidez implementadas durante a crise de 2007 a 2009.

Ele afirmou haver concordância ampla entre as autoridades do Fed de que vendas de ativos terão um papel nesse movimento, mas acrescentou que qualquer venda será sinalizada com antecedência.

Bernanke acrescentou que o fraco mercado de trabalho provavelmente continuará restringindo o gasto do consumidor e que levará tempo para o país recupere os quase 8,5 milhões de empregos perdidos entre 2008 e 2009.

Com esse cenário, Bernanke indicou que a inflação não é preocupação e que não deve ser por mais algum tempo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]