As montadoras brasileiras atingiram ontem a marca de 2 milhões de veículos bicombustíveis produzidos, segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Lançados em março de 2003, os veículos que funcionam com álcool ou gasolina já representam 77% das vendas de automóveis leves no Brasil.
As vendas acumuladas de carros flex evoluíram de 48,2 mil unidades em 2003 para 376,6 mil no biênio 2003-04, 1,2 milhão no triênio 2003-05 e chegaram hoje aos 2 milhões. Rogelio Golfarb, presidente da Anfavea, afirmou que os veículos bicombustíveis representam a viabilização de toda uma cadeia econômica, que vai desde a base agrícola de produção de cana-de-açúcar às montadoras.
Ele afirma que a dianteira do Brasil na corrida dos combustíveis alternativos tem potencial para gerar novos negócios no exterior. "A cadeia econômica do álcool combustível transformou-se em importante vantagem competitiva para o Brasil no novo cenário energético mundial que se apresenta agravado em razão do mercado internacional do petróleo".
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