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Rio (AG) – O Office 2007 da Microsoft estava programado para "estrear" no segundo semestre. Mas, com o lançamento do Windows Vista adiado para janeiro de 2007 (veja matéria), também só chegará no ano vindouro. Este Office será bem diferente do que conhecemos. A nova interface, mostrada com mais detalhes num documento postado no site da Microsoft este mês, está, para dizer o mínimo, interessante.

Para começar, tem o que a Microsoft chama de "The Ribbon" (A Faixa). Em cada um dos programas (Word, Excel, PowerPoint etc), o menu superior estará dividido em abas com as ferramentas mais importantes na categoria. O Word 2007, por exemplo, trará as categorias Escrever, Inserir, Layout da Página, Referências, Mailings e Revisão de Documentos. A do PowerPoint virá com Slides, Inserir, Design, Animações, Layout e Revisão, entre outras.

Agora, toda vez que o usuário escolhe ou bota um objeto num determinado arquivo, surge uma barra contextual (Contextual Tab) voltada só para aquele tipo de objeto. Por exemplo, ao inserir uma tabela numa apresentação ou no meio de um texto, vê-se logo uma barra com as opções de tabelas, para customizar linhas e colunas, mexer na espessura dos fios, desenhar a tabela, apagar erros e assim por diante.

Uma das mudanças mais curiosas é o fim do tradicionalíssimo menu Arquivo. Ele será substituído pelo chamado "botão Office", um botão redondo com o símbolo da suíte no canto superior esquerdo da tela. Pressionando o botão com o mouse, surge uma barra do lado esquerdo da tela com as funções que já conhecíamos dos tempos do Arquivo: Novo, Abrir, Salvar, Salvar Como, Finalizar, Compartilhar, Imprimir e Fechar. Cada uma dessas opções leva a várias outras. Por exemplo, clicando na setinha à direita de Finalizar, o usuário pode dar aquela inspecionada final no documento (seja ele texto, planilha, apresentação ou banco de dados), restringir a permissão de leitura a usuários específicos, verificar a compatibilidade do documento com outros arquivos ou apor a ele uma assinatura digital.

O novo Office contará ainda com várias galerias de imagens preestabelecidas para uso em documentos diversos. Por exemplo, para criar uma capa para um estudo ou relatório, aparecerá uma caixa de diálogo simples, com a lista de figuras ou designs do programa. O que é melhor, será possível - apenas passando o mouse sobre uma das figuras da lista - ter um preview imediato de como ficará o resultado. A função se chama "Live Preview".

Barras flutuantes

Haverá, além de tudo isso, barrinhas flutuantes para formatação de texto. Toda vez que uma palavra ou expressão for selecionada, ela surgirá de modo diáfano, bastando dirigir-lhe o cursor do mouse para usar seus recursos (formatação de fonte, cor, indentações e recuos, escolha de itálico, negrito ou grifado, justificação do texto e assim por diante). Para fazê-la desaparecer, é só mover o cursor para longe.

Para quem chegou agora e não está familiarizado com os comandos do Office, a Microsoft bolou dicas (Screen Tips) que aparecem quando se move o cursor sobre uma função na Faixa. É mais ou menos como aquela ajuda de balões do Mac OS antigo, só que mais detalhada. O didatismo chega a ser enervante. Por exemplo, a explicação da função "Inserir legenda" é "Acrescenta uma legenda a uma foto ou outra imagem. Uma legenda é uma linha de texto que aparece sob um objeto, para descrevê-lo." Tudo bem, há que reconhecer que os programadores foram detalhistas. Mas tem um gosto de... dãããã.

Por fim, há a barra de acesso rápido, bem no alto da interface, do lado do botão Office. Ela tem os símbolos das operações básicas de quem mexe com documentos, como Salvar, Desfazer e Imprimir. E o usuário poderá adicionar novos comandos se quiser.

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