• Carregando...
BackBerry Bold: tela nítida e conectividade 3G | Divulgação
BackBerry Bold: tela nítida e conectividade 3G| Foto: Divulgação

Seguro, versátil, completo e vistoso, o BlackBerry tem sido o aparelho preferido por profissionais e empresas que precisam se manter em contato com o mundo 24 horas por dia. No Brasil, esses smartphones (celulares que agregam funções típicas de computadores, incluindo gerenciamento de e-mail, edição de textos e navegação na internet, por exemplo) vêm ganhando popularidade. A chegada do Bold, primeiro modelo compatível com a terceira geração dos celulares (3G), tem tudo para ampliar a sua adoção.

O Bold impressiona, de cara, pela sua tela. A própria Research In Motion, empresa canadense que produz os BlackBerry, orgulhosamente a descreve como "a tela mais arrojada já apresentada por um smartphone BlackBerry". Brilhante e com uma resolução de 480 x 320, ela tem uma nitidez bastante grande.

Além do acesso à rede 3G – que, em Curitiba, já está disponível para os usuários da TIM, da Brasil Telecom e da Claro –, o Blackberry Bold permite conectar-se à rede via wi-fi nos locais onde ela estiver disponível. Para quem tem pacote de dados limitado, essa é uma opção que ajuda a baratear o uso. Os aparelhos vêm ainda com GPS integrado.

A câmera do aparelho é de 2 megapixels, exatamente como a de seu grande concorrente, o iPhone 2.0, que também está prestes a chegar às lojas brasileiras – chegar de forma legal, ressalte-se, porque as versões desbloqueadas irregularmente já estão por aí.

Efervescência

A entrada dos BlackBerries 3G no mercado nacional criou uma certa efervescência entre as operadoras. Afinal, é um produto interressante para elas: é caro, e seu usuário certamente será um heavy user tanto de voz quanto de dados – um cliente lucrativo, em resumo. Além disso, trata-se de uma máquina mais "democrática" do que o iPhone. Devido às restrições impostas pelo fabricante Apple, o iPhone só será vendido por algumas operadoras – no Brasil, estão no páreo a Claro, a Vivo e a TIM. Já o Bold tem na sua lista também a Oi, que não opera no Paraná.

As operadoras se apressaram em divulgar o lançamento. "A TIM foi pioneira ao trazer o BlackBerry para o Brasil, em janeiro de 2005 para o mercado corporativo e, em maio de 2006, para clientes individuais", alardeou a companhia, em comunicado para a imprensa. "A Claro sempre oferece o que há de mais inovador no mercado de smartphones. O lançamento do BlackBerry Bold aplia o nosso portfólio e permite uma experiência única para nossos clientes, incluindo serviços de terceira geração", afirmou o diretor de marketing da operadora, Erik Fernandes, também num comunicado.

Os preços do Bold variam de uma operadora para outra, e também conforme o plano escolhido pelo usuário. Na Claro, o aparelho custa R$ 1.349,00 para os clientes que aderirem ao plano Claro Estilo 300 e ao módulo BlackBerry Pessoal. Na Vivo, partem de R$ 699, a partir do plano Vivo Escolha 650. A TIM ainda não definiu preços.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]