• Carregando...
Zennström e Friis, criadores do Skype: da Estônia para o mundo | Divulgação
Zennström e Friis, criadores do Skype: da Estônia para o mundo| Foto: Divulgação

Rumores sobre uma possível aquisição do software de voz sobre IP Skype pelo Google estão cada vez mais fortes. Na semana passada, o site especializado Techradar noticiou que uma proposta de compra estaria para ser formalizada.

Os rumores vêm pipocando na imprensa desde novembro de 2008, quando o jornal inglês The Guardian noticiou o interesse da empresa de Mountain View no negócio. Segundo a nota do Guardian, o negócio faria sentido pelo ponto de vista da plataforma móvel que está sendo desenvolvida pelo Google, a Android – alguns modelos de celulares equipados com Android já estão no mercado no Hemisfério Norte, entre eles o G-1, fabricado pela Taiwanesa HTC e vendido no Reino Unido pela telefônica T-Mobile.

A Skype anunciou na segunda semana de janeiro que estava colocando no mercado uma nova versão de seu software, desenhado para dispositivos móveis equipados com o processador Atom, da Intel.

Pelo lado do Skype, o negócio também poderia ser interessante. Criado pelos empreendedores Niklas Zennström e Janus Friis, da Estônia, o programa pertence à americana eBay desde 2005. À época, o preço de aquisição foi de US$ 2,5 bilhões. Os boatos de agora dão conta de que o Skype – assim como o Stumbleupon, uma rede social em que os internautas rotulam e classificam sites, fotos e vídeos – seria incompatível com o perfil da eBay, que estaria interessada em focar sua atenção em seu negócio principal, que é o comércio virtual. Este, sim, estaria mal das pernas e recentemente registrou uma queda de 7% nos lucros.

Dependendo dos próximos passos, o Skype poderia substituir o Google Talk, programa de comunicação instantânea da gigante americana. Criado para concorrer com o MSN, da Microsoft, o Talk nunca chegou a decolar e atualmente é mais associado ao Gmail, ao qual está integrado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]