• Carregando...

Onda orgânicaA produção de orgânicos no Paraná deve passar de 100 mil toneladas pela primeira vez na safra 2006/07. Ainda é pouco, considerando que o estado colhe mais de 20 milhões de toneladas de grãos por ano. Mas é um salto de 1600% diante do volume de dez anos atrás, segundo números do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O consumo cresce na mesma proporção, diz o coordenador estadual de Agricultura Orgânica da Emater, Iniberto Hamerschmidt. O Paraná tem 14 feiras que vendem só orgânicos e 27 feiras mistas. Só em Curitiba são seis feiras semanais e mais duas estréiam em breve no Cabral e no Champagnat.

Serviço inteligenteCientes das dificuldades das pequenas e médias empresas na hora de exportar, os empreendedores Gustavo Machado e Fernando Albieri fundaram este ano em Curitiba a GT Internacional. A proposta é original: trata-se de prestar serviço de "inteligência comercial" e negociação internacional. A surpresa dos sócios é que a consultoria chamou a atenção de grandes empresas, como Nutrimental e PepsiCo., que já usaram os seus serviços. A GT Internacional acaba de representar companhias paranaenses em missões na Turquia, Polônia e Holanda.

Missão para 2007Os ministros da Agricultura da América do Sul discutiram na última semana, em Montevidéu, uma forma de ampliar o combate à aftosa. O ministro brasileiro, Luís Carlos Guedes Pinto, defende controle sanitário integrado e acredita que o programa pode sair do papel em 2007. Ele considera que a campanha de vacinação não é suficiente para evitar crises como a enfrentada no último ano, com focos da doença no Mato Grosso do Sul e uma enorme confusão de confirmações e negativas no Paraná. Sem acusar diretamente o Paraguai, Guedes afirma que as fronteiras não podem representar janelas abertas à aftosa.

Dez diasOs criadores de bovinos e bubalinos têm até amanhã para vacinar o rebanho contra a aftosa nesta segunda fase. A embalagem com dez doses custa cerca de R$ 13. Depois de 20 dias de prazo para vacinar, os criadores têm 10 dias para declarar a vacinação nos postos veterinários da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab). É necessário apresentar nota fiscal das vacinas e prestar informações sobre cada animal imunizado. Essas declarações darão base aos relatórios da Seab, que lançou a meta de vacinar 100% do rebanho e terá dados conclusivos sobre só em dezembro.

Caras novasA multinacional do setor de auditoria KPMG nomeou o executivo José Daniel Martinho como sócio da empresa em Curitiba. Desde 1990, Martinho trabalha na área de consultoria e auditoria tributária nos segmentos de telecomunicações, concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras, seguradoras e indústrias em geral. Outra novidade é a nomeação de João Panceri como diretor da área de auditoria da KPMG. Panceri está na empresa desde 1994, trabalhou dois anos em São Francisco, nos Estados Unidos, e é especialista nos setores automotivo e de telecomunicações.

Seara quer JacarezinhoA unidade industrial da Seara Alimentos, em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, pretende dobrar a capacidade de abate de frangos de corte, que hoje é de 120 mil/dia. O plano de expansão começa em 2007. A oferta de empregos vai saltar de 600 postos para 1, 2 mil. A notícia da ampliação da Seara traz alívio para Jacarezinho, já que a empresa considerou a possibilidade de deixar a cidade por conta dos graves problemas de abastecimento de água da região.

Novo segmentoApós investimento de R$ 130 mil, o Hotel Blue Tree St. Michel passou a integrar o segmento mid-scale (o antigo quatro estrelas) da hotelaria. Na nova categoria, o hotel oferece novos serviços, como profissionais poliglotas e cardápio com padrões internacionais no restaurante. Os 104 apartamentos são amplos — com 52 metros quadrados – e também estão mais sofisticados, garante a gerente geral da unidade, Carolina Sass de Haro.

Para contornar a criseA crise na aviação brasileira vem exigindo malabarismos das empresas ligadas ao turismo. O Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu, por exemplo, está incentivando as viagens rodoviárias. Os hóspedes que optam pela viagem de carro podem reverter os tíquetes pagos nas praças de pedágio em bônus. O valor gasto nas concessionárias do Paraná e de outros estados pode ser trocado por roupas e lembranças na butique do resort.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]