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Inovar-Auto

“Bolsa montadora” de Dilma deixa dívida milionária e fabricantes cobram fatura

  • Brasília
  • 17/10/2020 19:57
Linha de montagem da Audi em São José dos Pinhais (PR).
Linha de montagem da Audi em São José dos Pinhais (PR).| Foto: Divulgação/Audi

O Inovar-Auto, programa criado durante o primeiro governo Dilma Rousseff (PT) para frear o avanço das importações de veículos e incentivar a produção local, acabou deixando uma dívida milionária – talvez bilionária – a ser paga pelos próximos governos.

E a fatura chegou: as montadoras que participaram do programa pressionam a União para receber o “dinheiro” a que têm direito, na forma de crédito tributário. O atual governo, por sua vez, tem se esquivado de solucionar o impasse, que se arrasta desde 2018.

O débito foi gerado porque o Inovar-Auto previa que as montadoras que se instalassem no país ou expandissem suas plantas para fabricação de novos veículos ganhariam crédito presumido de IPI para abater assim que começassem a produzir veículos por aqui. Esses créditos – um desconto que na prática reduziria o pagamento de IPI – poderiam ser utilizados enquanto o programa estivesse em vigor, ou seja, até dezembro de 2017.

Só que a recessão econômica atingiu em cheio o Brasil em 2014. A venda de veículos despencou e as montadoras não conseguiram usar todo o crédito acumulado durante a vigência do programa, ficando com um saldo remanescente. Uma nova lei prevendo o uso desses créditos precisa ser aprovada para que as empresas possam fazer os abatimentos. E é essa lei que elas estão cobrando que seja editada o quanto antes, sob o risco de paralisia de novos projetos no país.

O recado mais enfático foi dado pelo presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck, em evento do setor no fim de setembro. Ele lembrou que a Audi deixará de produzir o hatch A3 no país em dezembro, pois o sedã sairá de linha. Hoje, o A3 é o único modelo da marca com produção local, em uma fábrica dividida com a Volkswagen, sua controladora, em São José dos Pinhais (PR).

A fabricação de um novo veículo dependerá, entre outra coisas, de o governo federal acertar o pagamento dessa dívida pendente, pois novos investimentos terão de ser feitos pela fabricante para remodelar a sua linha de produção, informou Roscheck. Ele não descartou, inclusive, que a Audi fique sem produzir no país caso o impasse não seja solucionado.

"Assinamos um compromisso de pagar e receber de volta e é difícil convencer a matriz alemã a investir num mercado que não é responsável em cumprir compromissos", afirmou o executivo a jornalistas em setembro. "Mesmo que o pagamento seja feito no longo prazo nós aceitamos, mas precisamos de uma decisão", completou.

A Mercedes-Benz é outra montadora instalada no país que tem direito a receber os créditos apurados conforme as regras do Inovar-Auto. Em nota à Gazeta do Povo, a fabricante informou que ter um “valor substancial a receber” e que está “acompanhando o tema".

Questionada se também cogita parar sua produção, a montadora afirmou apenas que “precisamos aguardar o encaminhamento do tema”. A Mercedes tem duas fábricas em São Paulo e uma em Minas Gerais. Ela produz ônibus, caminhões e automóveis premium.

Governo não se manifesta. Renúncia pode chegar à casa do bilhão

Audi e Mercedes informaram que ainda não tiveram uma sinalização do governo com uma solução para a questão. A Audi ressaltou, ainda, que a pausa na produção local continua como possibilidade e que ainda não há substituto para o A3, que sairá de linha.

A Gazeta do Povo questionou o Ministério da Economia e a Receita Federal sobre como e quando o governo pretende pagar essa dívida. A Receita Federal informou que “não comenta medidas ou atos que ainda não estejam publicados”.

Em 2018, a Receita Federal estimou que o saldo remanescente de créditos presumidos do Inovar-Auto poderia ser de R$ 1,01 bilhão. Ou seja, esse seria o valor que as 19 empresas habilitadas no programa poderiam ter direito a abater em impostos no Brasil.

Porém, na época, a Receita ponderou que os balanços das empresas não permitiam identificar a origem dos créditos escriturados na rubrica "IPI a recuperar", então o saldo relativo ao programa Inovar-Auto pode ser menor. A reportagem solicitou à Receita uma atualização do dado, mas o Fisco respondeu que não tem essa informação.

A Anfavea – associação que representa as montadoras – informou que também não tem os valores, pois cada fabricante vem tratando do tema diretamente com a Receita Federal. As fabricantes alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz afirmam ter R$ 290,7 milhões em créditos para abater.

Deputado propõe projeto para resolver impasse

O deputado Toninho Wandscheer (Pros-PR) apresentou em setembro deste ano um projeto para resolver a questão. O texto prevê que as fabricantes de veículos com créditos presumidos acumulados dentro do Inovar-Auto utilizem o saldo existente pelos próximos dez anos.

O saldo poderá ser usado para abater o IPI devido relativo aos veículos fabricados e/ou montados pela empresa no país ou transferido, no todo ou em parte, para outros estabelecimentos industriais da mesma pessoa jurídica. Em cada ano, a montadora poderá usar 10% do saldo remanescente de créditos.

O projeto ainda aguarda despacho do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). À Gazeta do Povo, o deputado Wandscheer informou que o texto só começará a tramitar quando tiver acordo com o governo, o que ainda não ocorreu. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), vem tentando negociar com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

“O governo brasileiro não está cumprindo um compromisso assumido com as montadoras, que era esse incentivo tributário. Nós sabemos que com a pandemia é difícil o governo abrir mão dessa receita, mas acordo precisa ser cumprido, se não fica difícil atrair investimentos para o país”, diz Wandscheer.

Ele completa que o prazo de dez anos chegou a ser discutido com a Economia durante a elaboração do projeto, e o prazo foi considerado razoável, justamente para não acarretar uma renúncia fiscal alta em um pouco tempo. Mas o apoio do governo para o texto ainda não veio. “Falta esse acordo.”

Entenda melhor o caso

Em 2011, para tentar reduzir o aumento da venda de carros chineses no Brasil, o então ministro da Fazenda, Guido Mantega, impôs um adicional de 30 pontos porcentuais à alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os carros importados fora do Mercosul. Com isso, o preço dos carros importados subiu de 25% a 28%, movimento que atingiu em cheio as fabricantes JAC, Chery e Lifan, que estavam ganhando terreno no país.

Em 2012, para incentivar a produção nacional, o governo Dilma lançou o programa Inovar-Auto, que permita às montadoras escapar da carga extra de impostos. Para isso, bastaria que as empresas começassem a fabricar veículos no Brasil ou expandissem seus parques industriais locais já existentes para produção de novos veículos; cumprissem mínimo de etapas de produção local; investissem em pesquisa e desenvolvimento no país; mantivessem índice de 65% de nacionalização de componentes; e se comprometessem com metas de eficiência energética.

Em troca, elas ganhariam crédito presumido de IPI para abater assim que começassem a produzir seus veículos por aqui e enquanto o programa estivesse vigente. O crédito presumido nada mais é do que um benefício fiscal em que se reduz o valor do imposto a ser pago pela empresa. No caso do Inovar-Autor, o imposto era o próprio IPI, que o governo tinha aumentado. O valor do crédito a ser acumulado foi igual a 50% do valor dos gastos com P&D no país, limitados a 2% da receita operacional bruta menos encargos tributários.

Ao todo, 19 empresas foram habilitadas a receber esses créditos presumidos. Algumas, inclusive, aproveitaram a vantagem creditícia oferecida pelo programa para entrar ou voltar a fabricar no país. Foi o caso, por exemplo, da montadora alemã Audi, que anunciou o seu retorno ao Paraná em 2013, após sete anos fora do estado, conforme noticiou a Gazeta do Povo na época.

Só que em 2014 o Brasil entrou em uma recessão econômica que durou até 2016. As vendas do mercado automotivo despencaram, assim com a produção de veículos. Com isso, as montadoras não tiveram tempo para usar todo o crédito de IPI que conseguiram acumular com o Inovar-Auto. O programa foi encerrado em dezembro de 2017 e os créditos só poderiam ser usados durante a vigência do programa. O passivo ficou em aberto e o impasse foi criado.

O governo Temer, em 2018, tentou resolver a questão enviando um projeto de lei ao Congresso Nacional. Esse projeto permitia às montadoras usar o saldo remanescente do crédito presumido do IPI pelo prazo máximo de cinco anos.

O projeto fez parte acordo fechado pelo governo com a indústria automobilística durante as negociações que deram origem ao Rota 2030, regime automotivo que substituiu o Inovar-Auto. O Rota 2030 foi anunciado pelo governo em 2018 e aprovado no mesmo ano pelo Congresso. Mas o projeto sobre os créditos presumidos de IPI não foi votado pelos parlamentares.

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Comentários [ 40 ]

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    Rômulo Viel

    ± 1 dias

    E a gestão petista não para de gerar esqueletos no armário...

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  • M

    Marcos Ctba

    ± 1 dias

    Presunção não é direitos adquiridos . Mais uma bela herança boboca da ptzada.

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  • T

    tamotsu kashino

    ± 2 dias

    A lei está bem claro, o beneficio terminou em 2017, quem usou gamhou, quem não usou não usam mais, qual é a problema???

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  • S

    Salo

    ± 2 dias

    Pela matéria está claro que expirou em 2017. Se não usou, deve ser igual a garantia dos carros, não tem mais direito. A tentativa dos parlamentares eleitos pelas montadoras tem a obrigação de defendê-los mas nos pagadores de impostos, não.

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  • L

    Luca

    ± 2 dias

    O importante é cumprir com os contratos, manter a palavra, senão em um próximo acordo quem vai acreditar no Brasil. Se foi mal feito a culpa é do governo eleito, não das montadoras, infelizmente tem que pagar. Se não pagar espero que todas montadoras vão embora e a gente volte a fazer gurgel a R$ 100 mil

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    • P

      Pedro Silva

      ± 2 dias

      Exatamente. Só faltava o governo descumprir compromissos, porque o mais importante é 2022 através do Renda Cidadã.

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    Pedro Silva

    ± 2 dias

    No país do Paulo Guedes, Bolsonaro e Gazeta do Povo apenas os bancos podem ser beneficiados. Na opinião destes 3 atores, outras empresas receberem benefícios fiscais (mesmo que gerem muito mais empregos) é quase crime.

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      Rômulo Viel

      ± 1 dias

      Vc se refere aos bancos, aqueles que lucraram como nunca se viu neste país na gestão petista?

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    Plinio

    ± 2 dias

    Dilma deveria perder seus direitos por ter feito as merdas que fez.Leviandobski sacaneou o povo brasileiro.

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  • J

    JULIO

    ± 2 dias

    O risco faz parte do negócio . Os pequenos empresários nunca tiveram essas facilidades e precisam se virar . O governo não tem que fazer nada . Vida que segue .

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  • Z

    Zyss

    ± 2 dias

    Pelo texto da digníssima jornalista. Dá a impressão que o governo tem a obrigação de fazer algo.

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    Leonardo Carvalho

    ± 2 dias

    O texto diz claramente que: "O programa foi encerrado em dezembro de 2017 e os créditos só poderiam ser usados durante a vigência do programa". Eles não usaram, então acabou. Qual é a pendência aqui? Não existe nenhuma quebra de compromisso, quem usou, usou, quem não usou perdeu. Cristalino.

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      Luca

      ± 2 dias

      Zyss: Risco de negócio no Brasil todo mundo sabe que tem e é alto, por isso que pedem tantos benefícios antes de vir, se quebrar contratos assim ninguém mais vem produzir aqui, e quem vai produzir daí?

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      Plinio

      ± 2 dias

      Salvador: o programa acabou.

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      Zyss

      ± 2 dias

      Salvador: já escutou falar em risco do negócio?

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      Salvador

      ± 2 dias

      O texto continua, caro Leonardo: venda de veículos despencou e as montadoras não conseguiram usar todo o crédito acumulado DURANTE a vigência do programa, ficando com um saldo remanescente. Ou seja, tecnicamente o crédito foi gerado - acumulado - durante a vigência. Só não pode ser usado pela queda dos demais veículos da linha de produção, que não foram vendidos, foi o que se depreende do texto. Não estou defendendo montadoras, mas que o governo se comprometa com o que assinou em contrato.

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  • O

    orazio martini

    ± 2 dias

     Qualquer obrigação/direito por prazo determinado – até pela jurisprudência internacional – CADUCA em seu término! IMPASSE VAZIO que só uma lei “DILMÁTICA” poderia permitir surgir! Consabido que montadoras, apesar de jurarem o contrário, fabricam em países do TERCEIRO MUNDO PARA CONSUMO LOCAL com tecnologia DEFASADA em suas matrizes! Audi & Cartel que se vá, pois pouco nos beneficiou. Indústria Automobilística, gerando cada vez menos empregos, já há quase 60 anos no Brasil e com subsídios que não recebem nas respectivas matrizes – e para nos MANTER NO ATRASO TECNOLÓGICO. “INOVAR” - mais uma piada de Dilma, só suplantada pelo seu TREM FANTASMA DE ALTA VELOCIDADE.

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  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 2 dias

    Não é atoa que o ministro Guedes quer recriar a Nova CPMF. O povo paga a conta de tudo neste Brasil . Governar por aqui é só criar impostos. O pt destruiu o Brasil . Luladrão está solto com altíssimo salário de ex presidente e a bandida da Dilma , também . O governo não corta gastos . Só conversa fiada ......

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  • M

    Marco Polo

    ± 2 dias

    Sempre existirá uma eterna dúvida do que acontecerá lá na frente. No entanto, é necessária alguma previsão e risco. A ideia poderia ser ótima e válida, mas, pela própria história do socialismo/comunismo em todo mundo, todas as ideias boas e excepcionais que cativam as cabecinhas dos alienados e desajustados, por alguns motivos alheios às suas vontades e ações, não se consegue concretizar. Pagaremos as contas assumidas por esses lunáticos de má-fé que ainda insistem em nos sabotar! A vida é assim; a perna boa segura todo o corpo!

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    joão José Augusto Mendes

    ± 2 dias

    O aparecimento de mais uma herança maldita. Quem compra Audi? Se gosta de Audi tem dinheiro e pode importar, o problema é que a indústria automobilística joga sempre com o emprego, e aí cabe ao governo avaliar o custo benefício. Duvido que fizeram algum investimento em pesquisa e desenvolvimento isso é feito na matriz.

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      Stanislau Surek

      ± 2 dias

      Qual é o problemas de gostar de Audi e não pagar impostos absurdos? O problema é termos um governo gigante que suga toda a riqueza que poderia ser usada para gerar mais empregos.

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  • S

    Stanislau Surek

    ± 2 dias

    A conta vai ser paga pelo contribuinte e até por quem nem tem carro. Por que não deixar importar carros melhores e mais baratos para beneficiar o CONSUMIDOR?? Se o cara quer ser “patriota” que compre carros mais caros “nacionais” com menor qualidade e segurança por aqui. Impostos altos só geram desemprego e piores opções para os consumidores, que são os ELEITORES.

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  • A

    Ari Borgonovo

    ± 2 dias

    Pra fabricar estas carroças no ano de 2020 a preço de ouro ainda querem incentivo?? Se baixassem o preço desta carroças fabricadas aqui Não venderia mais e triam mais lucros, . Porque em !984 já tinhamos carros com vidros elétricos nas 4 portas retrovisores eletricos mais tecnologia do que estas carrocás fabricadas hoje? Parece que a economia do Brasil é só automovel, Daqui a pouco vào vende um carro e por na mesa e começar a comer parafuzos, estofamentos ,pneu de sobremesa , e o povo passado fome Vamos dar atenção ao povo Brasileiro que esta na miséria

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  • R

    Rodrigo Gomes

    ± 2 dias

    PT é isso: populismo e clientelismo com os pobres, conluio e promiscuidade com os ricos.

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  • P

    Pzig

    ± 2 dias

    como sempre quem tem lobby consegue tirar nossos impostos para o seu setor.

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  • J

    JoJr

    ± 2 dias

    ESSA ****** SÓ FEZ MER.....!!!!

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  • O

    Osvaldo

    ± 2 dias

    Este foi o PT governando somente para os amiguinhos e deixando a nação de lado ...favorecendo grupos aqui e ali , agora o prejuízo fica para os outros ..incompetentes ...

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  • D

    Dimas N

    ± 2 dias

    Débito inexistente, havia um prazo claro para utilização do crédito presumido. Assim funcionam as garantias dos veículos destas montadoras.

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    • G

      Gabriel Brandão de Abreu

      ± 2 dias

      Exato! O programa era claro em dizer que as montadoras deveriam usar os créditos enquanto durasse o programa.

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  • D

    Destemido

    ± 2 dias

    Herança maldita de todos os lados.

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  • W

    WMVIEIRA

    ± 2 dias

    Audi vai embora mesmo. Por anos, montadoras sangraram o país e desrespeitaram o consumidor.

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  • F

    FB

    ± 2 dias

    A lei foi cumprida. Essas montadoras estão é de lorota.

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  • M

    Markenson Marques

    ± 2 dias

    Não houve descumprimento de lei pelo governo. Se não venderam até Dez/2017 volume suficiente para aproveitarem 100% dos créditos, este foi o risco do negócio.

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  • A

    ABD58

    ± 2 dias

    Mais uma bucha deixada pela estocadora de vento.

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  • E

    Eduardo P.

    ± 2 dias

    Que legado trágico Lula e seus fantoches deixaram para o Brasil.

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  • M

    Márcia dos Reis Schmidt

    ± 2 dias

    Não defendendo a Dilma mas não existe passivo nenhum, a lei foi cumprida e se teve a crise e eles tomaram prejuízo isso é risco do negócio.

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  • S

    Salo

    ± 2 dias

    Mais uma. Alem dos desvios, ainda deixam dividas.

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  • E

    Edson Roberto da Silva

    ± 2 dias

    Minha querida dilmANTA. Sempre fazendo suas asneiras e ferrando o país.

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  • E

    Edson Roberto da Silva

    ± 2 dias

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