• Carregando...

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) tomou fôlego nas últimas horas do pregão de ontem e fechou em alta de 1,26%, aos 43.288 pontos. Corretores afirmam que o mercado, que segue colado às Bolsas americanas, foi afetado por compras de investidores atrás de ações a preço atrativos ("barganhas"), quando o cenário dos EUA ficou positivo. O giro de negócios foi de R$ 3,7 bilhões.

O desempenho da Bovespa também foi favorecido pela sexta queda da taxa de câmbio em menos de dez dias, em linha com a baixa dos juros futuros na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). O dólar comercial foi negociado a R$ 2,099 para venda, com recuo de 0,23%.

Os mercados mundiais tiveram um dia bastante volátil e contrariaram as expectativas iniciais de uma nova jornada de perdas, como ocorreu na terça. As Bolsas asiáticas e européias, que tiveram pregões com perdas acentuadas, não tiveram influência suficiente para arrastar as demais Bolsas que abrem algumas horas depois.

Investidores relativizaram as más notícias do setor imobiliário americano e foram às compras principalmente nas últimas horas dos pregões. A Bolsa brasileira mostrou que está cada vez menos colada aos noticiário doméstico e seguiu de forma estrita a dinâmica de Wall Street. A lista das ações mais negociadas – Vale do Rio Doce, Petrobras, CSN, Usiminas e Banco do Brasil – mostram os investidores indo às compras mas preferindo os papéis com maior liquidez – ágeis para compra e venda.

Hoje, se a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) não mostrar análises que surpreendam os economistas de bancos e corretoras, o mercado deve aguardar a divulgação do PPI (sigla em inglês para índice de preços no atacado) dos EUA, que vai sinalizar a existência ou não de pressões inflacionárias de importância na maior economia do planeta.

Os papéis da Brasil Telecom estiveram entre os destaques da Bolsa no pregão de ontem: a ação prefencial da empresa valorizou 4,26%, na lista das maiores altas do Ibovespa. Na terça, a operadora revelou suas expectativas para 2007, com foco no crescimento da base de telefonia móvel e acessos de banda larga. Também revelou que pretende reter parte do caixa para aquisições e consolidação de sua participação no mercado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]