• Carregando...

As bolsas de valores da Ásia caíram nesta terça-feira (17), depois que os custos em alta de financiamento à Espanha destacaram a diminuição do impacto da compra de ativos feita pelo Banco Central Europeu (BCE) e alimentaram apreensão entre os investidores em relação à crise da dívida da zona do euro.

Os rendimentos dos títulos de dez anos do governo espanhol ultrapassaram 6% na segunda-feira pela primeira vez desde o início de dezembro, abastecendo preocupações de que Madri pode não cumprir metas de déficit, uma vez que o país admitiu que provavelmente caiu na segunda recessão desde 2009.

Isso aumenta o risco da quarta maior economia da zona do euro ser levada a buscar um resgate internacional.

"Os investidores estão começando a questionar se as medidas de austeridade fiscal da Espanha podem ser sustentáveis, já que sua economia está se deteriorando, enquanto um fraco crescimento pressionará os preços dos imóveis e aumentará o risco de bolhas de crédito", disse o estrategista de investimento sênior do Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities em Tóquio, Takao Hattori.

O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão anulou ganhos iniciais e aprofundou as perdas, caindo 0,34% às 7h55 (horário de Brasília) e levou as principais bolsas regionais para o território negativo.

O índice Nikkei, da bolsa de Tóquio, recuou 0,1% e, em Sydney, o mercado perdeu 0,3%.

A bolsa de Hong Kong caiu 0,23%, enquanto Cingapura perdeu 0,18%. A bolsa de Taiwan teve queda de 1,86%, o índice referencial de Xangai retraiu-se em 0,94% e o mercado em Seul recuou 0,37%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]