• Carregando...

As bolsas de valores da Ásia subiram nesta terça-feira (3), com o primeiro dia de operações de 2012 na maioria dos mercados trazendo renovado apetite por risco, enquanto o preço do petróleo nos Estados Unidos saltou mais de 1,5%, para acima de 100 dólares o barril, devido à escalada das tensões entre o Irã e o Ocidente.

Dados mais fortes que o esperado sobre o setor manufatureiro na China impulsionaram a confiança dos investidores na Ásia, mas a crise de dívida na Europa continuou afetando as perspectivas e derrubou o euro, que lutou para sair da mínima da década ante o iene.

O índice oficial de gerentes de compras da China, que indicou uma leve alta na atividade fabril em dezembro, também ajudou a valorizar o setor de metais industriais, como o cobre, por esperanças de uma maior demanda.

"O PMI da China parece positivo, melhor que o que a maioria das pessoas esperava", disse o economista-chefe da Ásia emergentes para o Barclays Capital, Huang Yiping, em Hong Kong. "Mas a cautela permanece no mercado. A economia da zona do euro está declinando."

O índice MSCI de ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,95% às 7h42 (horário de Brasília), com o setor de energia puxando os ganhos diante dos preços do petróleo em alta.

Em Hong Kong, o mercado subiu 2,40%, enquanto na Coreia do Sul o principal índice de ações ganhou 2,69%. O mercado em Cingapura avançou 1,59%, enquanto Sydney teve alta de 1,1%. O principal índice em Taiwan valorizou-se em 1,46%. O mercado de Tóquio não operou por feriado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]