As bolsas de valores norte-americanas fecharam em alta nesta quarta-feira (12), amparadas pelo bom desempenho de ações dos setores tecnológico e industrial, após a Espanha divulgar um plano de austeridade que assegurou a investidores que a Europa está resolvendo seus problemas fiscais.
O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova Iorque, avançou 1,38%, para 10.896 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 2,09%, para 2.425 pontos. O Standard & Poor's 500, índice que reúne ações de grandes empresas dos EUA, ganhou 1,37%, para 1.171 pontos.
A Espanha informou que vai reduzir os salários de funcionários públicos e fechar vagas nesse setor poucos dias após os ministros de Finanças da União Europeia aprovarem um pacote de resgate de 750 bilhões de euros para estancar a crise de dívida, o que agradou investidores.
"As garantias tranquilizaram os investidores por enquanto", disse Chad Morganlander, gerente de portfólio da Stifel, Nicolaus & Co., em Florham Park, Nova Jersey.
Os agentes têm se preocupado com a possibilidade de a crise de dívida europeia, que começou na Grécia, se espalhar pelo mundo e potencialmente frear o crescimento global.
Os papéis do segmento de tecnologia registraram os maiores ganhos. A IBM previu um lucro quase duas vezes maior até 2015, um dia após a Intel dizer esperar que seu ganho anual mais que dobre nos próximos anos. As ações da IBM saltaram 4,6%, enquanto as da Intel subiram 3,6%.
Morganlander afirmou ainda que a expectativa de crescimento na Europa vai redirecionar as atenções dos setores de matérias-primas e saúde para segmentos cíclicos, entre eles os de tecnologia e indústria.
Do lado macroeconômico, os Estados Unidos registraram déficit fiscal de US$ 82,69 bilhões em abril, número quase quatro vezes maior que o saldo negativo contabilizado no mesmo período de 2009 e o maior para o mês de toda a série histórica, informou o Departamento do Tesouro.



