• Carregando...

Após uma quarta-feira turbulenta, os mercados europeus operam em alta nesta quinta-feira (9). Por volta das 7h de Brasília, a bolsa de Londres subia 1,13%. Em Frankfurt, a alta era de 0,47%. E a bolsa de Paris operava com ganhos de 2,29%.

Nesta quinta, os governos de Bélgica, França e Luxemburgo decidiram estender ao banco Dexia uma garantia extraordinária para assegurar sua liquidez e os novos financiamentos interbancários e institucionais durante um ano, prorrogável a outro.

As autoridades financeiras da Islândia anunciaram hoje a nacionalização do maior instituto de crédito do país, o banco Kaupthing.

Reação na Ásia

Na Ásia, os mercados reagiram no primeiro pregão após a ação coordenada de bancos centrais mundiais para cortar juros. As bolsas abriram em forte alta e recuaram logo depois. O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio, que ontem fechou com queda histórica de 9%, encerrou o pregão em baixa de 0,50%. Ainda nesta quinta, o Banco Central do país anunciou decisão de injetar mais US$ 40 bilhões de dólares no sistema financeiro.

Hong Kong, Coréia do Sul e Taiwan aderiram às medidas anticrise e também decidiram reduzir suas taxas de juros. Em Hong Kong, o índice Hang Seng teve alta de 3,31%. Já o índice Kospi, da Bolsa de Seul, fechou com ganhos de 0,64%.

A Bolsa de Cingapura também reagiu nesta quinta-feira, com o índice Straits Times fechando em alta de 1,70% Em Xangai, o Shanghai Composite Index, dos papéis A e B, também reagiu, encerrando com leve baixa de 0,84%. Na véspera, a Bolsa chinesa havia recuado 3,4%.

Na Indonésia, Jacarta não operou nesta quinta-feira, após cair mais de 10% na véspera. "Esperamos retomar as operações amanhã (sexta-feira)", disse à agência France Presse o presidente da Bolsa, Erry Firmansyah.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]