• Carregando...
O empresário Renan Kaminski e os objetos que levará ao “Bota pra trocar” | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
O empresário Renan Kaminski e os objetos que levará ao “Bota pra trocar”| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Ter um clipe na mão e não ter uma casa é uma realidade que poderia ser invertida em um "simples" processo de troca. Foi isso que fez o canadense Kyle McDonald, que, em um ano, após várias trocas, fez com que um clipe se "transformasse" em uma casa. É com essa ideia que ocorre hoje e amanhã o "Bota pra trocar", even­­to da Semana Global do Empreendedorismo, realizada simultaneamente em cem países até o domingo.

Um dos organizadores do evento e sócio da Kaminski Avalca Consultoria Empresa­rial, Renan Kaminski explica que a gincana dá diversas noções de empreendedorismo. "O empreendedor, para fazer acontecer, precisa otimizar seus resultados. Neste evento, é possível ver que as pessoas dão valores diferentes às coisas, algo que um empreendedor precisa saber para abrir seu negócio", diz.

Ele conta isso por experiência própria: no último evento de que participou, trocou uma caneca da Disney por um livro. "Várias pessoas me ofereceram muitas outras coisas, que para mim não importavam. Tinha uma menina que queria muito a caneca, o que fez o ‘preço’ dela disparar. Um empreendedor precisa ter noções de oferta e demanda, e no evento ele as tem na prática", explica Kaminski, que neste ano já separou brinquedos antigos, livros e canecas para trocar – qualquer item pode ser levado ao evento.

A coordenadora da Semana Global do Empreendedorismo no Paraná, Vanessa Liebl, destaca que o exercício é válido para as atividades empreendedoras. "O empreendedor precisa encontrar uma oportunidade onde ninguém vê, então neste evento ele pode encontrar algo que ele quer muito, mas precisa saber negociar para sair com vantagem. Saber negociar é uma das dicas aos empreendedores", avalia Vanessa.

Além de focar no empreendedorismo, o "Bota pra trocar" tem um viés sustentável. "A pessoa pode reaproveitar aque­­le objeto que certamente iria para o lixo. E, trocando, pode postergar a vida útil dele", lembra Kaminski.

Enigma

De quarta-feira a domingo ocorre ainda o jogo virtual "Faça a Pergunta Certa", com o objetivo de estimular os empreendedores a aprender a fazer a melhor pergunta para obter as melhores respostas. Durante o jogo, os organizadores respondem apenas "sim", "não" e "indiferente", e com essas respostas os participantes tentam chegar ao resultado. Os prêmios variam de livros a câmera digital. É possível participar do jogo pelo site facaperguntacerta.com.br.

Serviço

O "Bota pra trocar" ocorre hoje e amanhã, das 11h30 às 14 horas, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), próximo ao Restaurante Universitário (Rua Coronel Francisco Heráclito dos Santos, 210 – Jardim das Américas). A programação completa da Semana Global de Empreendedorismo, que vai até 20 de novembro, pode ser conferida em www.semanaglobal.org.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]