• Carregando...

Quem acompanhou as pesquisas sobre mercado de trabalho divulgadas nesta semana deve ter ficado confuso. Segundo o IBGE divulgou quinta-feira, o nível de desocupação no país ficou estável em 10,1% em maio — mesmo porcentual de março e abril. Mas dados do Ministério do Trabalho apresentados no dia anterior mostravam que nunca foram criados tantos empregos no país e no Paraná como nos cinco primeiros meses deste ano. E aí?

Coisas diferentes

A aparente contradição pode ser explicada pelas diferentes metodologias das pesquisas e pelo próprio aquecimento da economia. Quanto mais vagas são oferecidas, mais aumenta a motivação para procurar emprego. Como a pesquisa do IBGE leva em conta a população ativa e aquela à procura de uma oportunidade, a taxa do desemprego não cai quando os indicadores de emprego aumentam.

Tia Paula vai mudar

Era ponto nobre demais para uma escola. O prédio da ciqüentenária Tia Paula, na Avenida Iguaçu esquina com Rua Carneiro Lobo, deve dar lugar a um novo empreendimento. Os alunos já foram informados de que em 2008 estarão de casa nova, no Campo Comprido. A escola prefere não informar o nome do comprador. Mas a área onde hoje está a cancha esportiva da escola foi comprada pela construtora Laguna e será incluída na área de lazer do recém-lançado Residencial Éden.

Doação

O terreno da Tia Paula foi doado pela Prefeitura Municipal em 1949 à mantenedora da escola, a Associação Feminina de Proteção à Maternidade e à Infância, para a construção de uma creche — que hoje funciona em outro local.

O 1.º caixa automático

Aproveitando o momento em que Curitiba inteira resolveu olhar para a Pracinha do Batel, cabe uma curiosidade a respeito do local. Foi ali em frente, há 24 anos, que a automação bancária ganhou impulso no Brasil. Em julho de 1983, o Banco 24 Horas escolheu o logradouro para inaugurar seu primeiro posto de auto-atendimento.

Público cobaia

É verdade que o Bradesco já vinha experimentando em São Paulo um caixa automático desde a década de 70, mas foi a rede de quiosques alaranjados que popularizou os ATMs (ou Automated Teller Machines) país afora. E com a chancela do curitibano, que serviu de cobaia para a novidade.

Presente antecipado

Em julho, a fábrica de móveis Tecnoflex, de Quatro Barras, termina de entregar o mobiliário do Palácio das Araucárias — o antigo "esqueleto" do Centro Cívico que abriga provisoriamente a sede do governo estadual. Primeira empresa do setor a receber certificado de qualidade da ABNT para estações de trabalho, em 2006, a Tecnoflex venceu a licitação do governo em fevereiro. O contrato de R$ 3 milhões foi o maior de sua história, e uma espécie de presente antecipado de aniversário — ontem, ela comemorou 20 anos.

Trabalho dobrado

No embalo do aquecidíssimo mercado interno de automóveis, a fábrica de auto-peças da americana AAM em Araucária decidiu recentemente dobrar a capacidade de produção, podendo até abrir uma nova unidade. Por enquanto, a fábrica opera a todo vapor em três turnos.

Com que roupa?

Sete empresas paranaenses marcam presença no 33.º Encontro da Moda Feminina, que acontece em São Paulo de 3 a 6 de julho. O evento é um dos mais importantes para o setor, e o volume negociado por indústria equivale à produção de três a quatro meses. As peças nas prateleiras e araras serão da Angelika Favoretto, Beluska, If Lú, Iin Sportswear, Lucca Sportswear, Schöffel’s/S’s Fitness e Silvia Dorê.

Ao mestre

A empresa curitibana Roda de Design, comandada pela arquiteta Cláudia Vega Cabrera e pelo designer Nei Zuzek, é a organizadora do 3.º Fórum Petrobrás Soluções de Comunicação, que reunirá os profissionais de comunicação da estatal de toda a América Latina, em Brasília, entre amanhã e quarta-feira. A Roda venceu a concorrência lançada pela estatal, inspirando-se na liberdade criativa do arquiteto Oscar Niemeyer, que completa cem anos. Outros de seusclientes são a GVT, o banco HSBC e a escola Palmares.

Mas os cabelos... quanta diferença!

A Bony Plus, empresa da área de cosméticos sediada em Pinhais, alçou vôos mais altos depois que passou a ter a apresentadora Ana Hickmann como garota-propaganda da tintura de cabelos Beauty Color, há um ano e meio. As vendas do produto aumentaram 64%. Além disso, neste mês, a Bony Plus recebeu o prêmio Top de Marketing da ADVB, ao lado de grandes empresas como Nestlé, Ambev, Bradesco e Petrobrás.

Muita leitura

O Paraná é o quarto mercado consumidor da Editora Pensamento, que distribui seus livros da chamada "literatura de consciência" pelas Livrarias Curitiba. A empresa completa 100 anos depois de amanhã, o que a inclui num seleto grupo freqüentado por apenas 4% das editoras no mundo. Desde 1997, graças ao incremento na edição de livros de auto-ajuda e esotéricos, a Pensamento viu seu faturamento crescer 20 vezes, sob o comando do bisneto do fundador, Ricardo Riedel.

Taça não...

Antes da final da Copa Toyota Libertadores, quarta-feira, em Porto Alegre, o presidente da montadora no Mercosul, Shozo Hasebe, disse esperar dar sorte ao time da casa, o Grêmio — como já tinha dado ao Internacional, em 2006. Não deu. Mas ele ao menos renovou as esperanças dos gaúchos em receber a próxima fábrica brasileira da montadora. E esfriou a de outros estados, incluindo o Paraná, que estão na briga.

...fábrica talvez

Em entrevista antes da final do torneio, perguntou-se a Hasebe se o centro de distribuição da Toyota, inaugurado em 2005 próximo à capital gaúcha, poderia ser uma "semente" da nova fábrica. Cauteloso mas simpático, ele respondeu: "É uma boa estratégia".

A definição só sai em um ano, segundo ele, mas fontes do mercado já têm até data para o anúncio oficial do endereço da nova fábrica: 26 de agosto. As mesmas fontes dizem que o Paraná ainda está no páreo, sim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]