• Carregando...

O mercado financeiro dedicou a manhã desta sexta-feira a uma pequena correção de preços, patrocinada pela queda das bolsas americanas. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou o período contabilizando baixa de 0,52%, aos 38.922 pontos. O dólar subia 0,24% às 13 horas, cotado a R$ 2,116 na compra e R$ 2,118 na venda.

O noticiário econômico foi bastante escasso, o que levou os investidores a concentrar as atenções principalmente no cenário internacional. As bolsas americanas operam em baixa, repercutindo questões como o alerta da fabricante de chips Intel, de que sua receita no início do ano poderá ficar aquém das previsões. A alta dos preços do petróleo também contribuiu para o desempenho negativo.

Outro motivo para o desempenho negativo dos mercados americanos foi a alta dos juros dos "treasuries" (títulos do Tesouro americano). As taxas subiram depois que um relatório bancário indicou expectativa de elevação de juros.

- Quando o mercado americano deu sinais de maior estresse, os investidores do Brasil correram para fazer ajustes nos seus portfólios. Esse é o motivo dessa correção momentânea - disse Tommy Taterka, trader da corretora Concórdia.

O cenário interno continua essencialmente positivo, principalmente porque nesta semana o Brasil ganhou uma melhora na classificação de risco, concedida pela agência Standard & Poor's. Devido à decisão, o risco-país bateu novo piso histórico nesta semana.

A expectativa dos investidores, agora, se volta à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que acontece na próxima semana. O comitê irá decidir sobre a taxa Selic, hoje de 17,25% ao ano. O mercado chega ao final desta semana dividido entre um corte de 0,75 ponto percentual ou uma redução mais agressiva, de 1 ponto. No mercado futuro de juros, as taxas operam em leve alta.

Entre as ações que fazem parte do Índice Bovespa, as maiores baixas são de Contax PN (-3,01%) e Telemar ON (-2,69%). As altas mais significativas do índice são de Light ON (+4,09%) e Comgás PNA (+3,93%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]