• Carregando...

A Bovespa teve nesta terça-feira o pior dia dos últimos cinco meses. Depois de computar fortes ganhos no ano, os investidores venderam ações em todo o mundo, tendo como pretexto balanços abaixo do esperado e preocupações com o setor imobiliários nos Estados Unidos.

O principal indicador da bolsa paulista, que até a véspera acumulava alta de 30 por cento no ano, recuou 3,86 por cento, para 55.794 pontos. No pior momento do dia, o índice chegou a perder 4,95 por cento.

Foi o fechamento mais baixo desde a queda de 6,6 por cento de 27 de fevereiro, quando preocupações com a China deflagraram uma onda de venda de ações.

"O mercado cansou um pouco de subir. O mercado lá fora está feio, mas não para cair 4 por cento aqui. Acho que está todo mundo vendendo por precaução. Não acho que tem notícia para tudo isso não", avaliou Luiz Gustavo Medina, sócio-diretor da m2 Investimentos.

O índice Dow Jones caiu 1,6 por cento, o risco-país chegou a subir mais de 10 pontos-básicos e o índice de principais ADRs brasileiros perdeu 4,55 por cento.

O volume financeiro da bolsa alcançou 5,8 bilhões de reais. Mesmo descontando os 681,2 milhões de reais do leilão de ações da Telemar Norte Leste, o giro ainda ficou bem acima da média diária do ano, de 4,1 bilhões de reais.

PETROBRAS PESA

A blue chip Petrobras despencou 5,6 por cento, para 54,27 reais, afetada pela queda do preço do petróleo no mercado internacional e pela decisão da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de cobrar 1,305 bilhão de reais da empresa, referentes a um erro no repasse da participação especial do campo de Marlim, na bacia de Campos.

"(O fato é) potencialmente negativo, na medida em que a Petrobras não possui provisão em seu balanço para os valores cobrados pela ANP", afirmou a analista Mônica Araújo, da corretora Ativa, em relatório.

A analista pondera, no entanto, que a empresa entende que a dívida é retroativa a 1998 e já teria "caducado".

Dos 59 papéis do Ibovespa, apenas dois subiram: Telemar Norte Leste e Tele Norte Leste, que ganharam fôlego devido ao preço acima do esperado pago no leilão de oferta pública de aquisição de Telemar Norte Leste.

A elevação do preço gerou expectativa, entre analistas, de melhora também do preço no leilão da Tele Norte Leste, previsto para agosto [ID:nN2422096].

As ações da Tele Norte Leste subiram 3,13 por cento, a 41,25 reais, com o terceiro maior giro do Ibovespa, e as da Telemar Norte Leste avançaram 3,6 por cento, para 61,50 reais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]