• Carregando...

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) divulgou a primeira prévia da carteira teórica do Índice Bovespa que vai vigorar de 2 de maio a 31 de agosto de 2006. A carteira lista 55 ações e registra apenas uma alteração em sua composição: a entrada das ordinárias da CCR. Os cinco ativos que apresentaram o maior peso na composição do Ibovespa foram Petrobras PN (10,846); Vale do Rio Doce PNA (8,405%); Telemar PN (6,784%), Usiminas PNA (5,388%) e Bradesco PN (4,124%).

A carteira teórica do Ibovespa para o período de janeiro a abril de 2006 teve entre os ativos com maior peso na composição do índice: Petrobras PN (9,227%); Telemar PN (8,117%); Vale do Rio Doce PNA (8,095%); Usiminas PNA (5,593%); e Siderúrgica Nacional ON (4,230%).

A primeira prévia também destaca as seguintes alterações no portfólio de dois outros índices: no IbrX-Brasil saíram a Bombril PN, a Ferbasa PN e a Inepar PN e entraram os papéis da IdeiasNet ON, Iochp-Maxion PN, Localiza ON, Lojas Renner ON, OHL Brasil ON e Usiminas ON; no IbrX-50 saiu a Telesp PN e entraram a GOL PN e a Light S.A. ON.

A nova carteira do Ibovespa é composta pelos ativos que, nos doze meses anteriores, apresentaram índices de negociabilidade, participação no volume financeiro e presença em pregão em níveis que atenderam aos critérios estabelecidos em sua metodologia de cálculo. A Bovespa divulga regularmente três prévias dos índices que, para efeito de cálculo, consideram os pregões do último dia útil do mês anterior, o do dia 15 do mês corrente e o do dia anterior à implementação da nova carteira.

Para manter a representatividade dos índices, a reclassificação de sua carteira ocorre ao final de cada quadrimestre, vigorando para os períodos de janeiro a abril, maio a agosto e setembro a dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]