A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda nesta sexta-feira (30), e voltou a acumular perdas no ano. O Ibovespa, principa indicador da bolsa paulista, terminou o dia em queda de 0,66%, aos 67.529 pontos. No ano, a bolsa acumulou baixa de 1,54%.
Nesta semana, o Ibovespa teve baixa em três pregões e acumulou perda de 2,85%. Apenas em abril, o índice caiu 4,04%.
A bolsa brasileira acompanhou o movimento dos mercados financeiros no exterior, onde o resultado do Barclays Capital, abaixo do esperado, acabou ofuscando o otimismo dos investidores com a proximidade da conclusão do plano de ajuda à Grécia. O mercado também analisou os dados do PIB americano e a inflação na zona do euro.
O lucro do Barclays subiu 29% no primeiro trimestre, para 1,07 bilhão de libras (US$ 1,64 bilhão). Mesmo assim, o resultado decepcionou os analistas, que projetavam ganho de 2,94 bilhão de libras. Os papéis do Barclays desabaram 6,4% na bolsa londrina.
A Grécia seguiu no foco, com os investidores otimistas sobre a possibilidade de uma solução para o país ainda neste fim de semana, quando ministros das Finanças da zona do euro devem se reunir em caráter emergencial para discutir o caso.



