• Carregando...

Depois de subir mais de 1% no início da tarde desta segunda-feira (24), a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reduziu os ganhos no dia, mas mesmo assim garantiu mais um novo recorde para o ano de 2009 e renovou o patamar máximo de pontos em 13 meses. O índice Ibovespa, referência para o mercado financeiro brasileiro, fechou o dia em alta de 0,08%, aos 57.775 pontos. Como o fechamento de sexta-feira já havia sido recorde, a valorização nesta segunda-feira, mesmo que pequena, garantiu novo recorde ao indicador neste ano.

Contribuiu para o resultado o comportamento das "blue chips" (empresas mais negociadas na Bovespa). As ações preferenciais da Petrobras, que têm o maior peso individual no Ibovespa, fecharam com baixa de 0,7%. Os papéis preferenciais da Vale, por sua vez, subiram mais de 1%.

Outros pregões

As bolsas de valores norte-americanas terminaram praticamente estáveis nesta segunda-feira. O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, teve oscilação positiva de 0,03%. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,14%, enquanto o Standard & Poor's 500 perdeu 0,05%.

O índice FTSEurofirst 300, referência das principais ações europeias, subiu 0,75%, para 974 pontos, alcançando o nível mais alto de fechamento desde o começo de novembro, segundo dados preliminares.

Em Londres, o índice Financial Times teve alta de 0,93%, para 4.896 pontos. Em Frankfurt, a alta do índice DAX foi de 1,04%, para 5.519 pontos. Em Paris, o indicador CAC-40 subiu 1,01%, para 3.652 pontos.

Na Ásia, o dia foi positivo. O índice Nikkei, de Tóquio, terminou em alta de 3,3%, maior ganho diário em três meses e meio. A bolsa de Xangai avançou 1,1%, começando a se estabilizar após um declínio causado por vendas generalizadas espantar os investidores ao redor do mundo.

Leia também: Dólar sobe e vale R$ 1,845

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]