• Carregando...

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) terminou as negociações desta quinta-feira (15) com alta de 3,08%, aos 39.151 pontos. A bolsa prorrogou a sessão do dia, para a realização de leilão de papéis da Usiminas e da Vale.

Após operar em baixa durante a maior parte do dia, a Bovespa teve uma "virada" no final do pregão. A reação seguiu a tendência registrada nos EUA, onde os mercados passaram para o azul após a divulgação dos detalhes do plano de estímulo econômico de US$ 825 bilhões. Também contribui a informação que o JP Morgan Chase apresentou resultado dentro do esperado.

Por volta das 17h50 de Brasília, o índice Dow Jones operava com alta de 0,31%, aos 8.225 pontos. O S&P 500 subia 0,28% e o Nasdaq ganhava 1,32%. Mais cedo, os indicadores haviam recuado quase 3%.

Segundo o diretor de renda variável da FinaBank Corretora, Edson Marcellino, mais do que uma melhora de humor, essa puxada de alta deve ser encarada como uma reversão de posições vendidas.

De acordo com Marcellino, muitos investidores estavam apostando na baixa dos preços em função do noticiário negativo dos últimos dias. Mas com a melhora de sentimento em Wall Street, esses mesmos investidores tiveram que correr para cobrir suas posições. "Foi impressionante a velocidade de zeragem em alguns papéis", afirma o especialista.

Ásia e Europa

As bolsas européias acentuaram os prejuízos nesta jornada, acumulando sete pregões consecutivos de perdas. O FTSE-100, de Londres, fechou com baixa de 1,42%, aos 4.121 pontos. Em Frankfurt, o DAX cedeu 1,94%, para 4.336. O CAC 40, de Paris, fechou aos 2.995 pontos, com recuo de 1,84%.

Na Ásia, o dia foi de fortes perdas. As bolsas de valores despencaram depois do anúncio de que as vendas de máquinas no Japão diminuíram 16,2% em novembro de 2008, em relação ao mês anterior. O índice Kospi da Bolsa da Coreia do Sul teve a maior queda do mercado asiático desta quinta (15), de 6%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]