• Carregando...

A bolsa brasileira terminou a quinta-feira em alta, marcando o segundo pregão consecutivo no azul na esteira da retomada vista nos mercados acionários globais, com notícias pontuais na Europa e nos Estados Unidos animando investidores.

O Ibovespa, principal índice acionário local, fechou com valorização de 0,26 por cento, a 69.527 pontos, depois de ter avançado 2,4 por cento na quarta-feira. O volume financeiro foi de 5,76 bilhões de reais.

"O cenário em si não teve uma mudança significativa, mas entre as notícias significativas tivemos União Europeia reforçando que concederá ajuda aos países que precisarem na região", afirmou o diretor da InTrader Edson Júnior Hydalgo.

Além de anunciar nesta quinta-feira a ampliação da rede de liquidez aos bancos da zona do euro, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter a taxa básica de juro em 1 por cento e notícias de que a instituição comprou títulos da Irlanda e Portugal ajudaram o índice acionário regional a fechar no azul.

Nos EUA, números mostrando uma alta inesperada na venda pendente de moradias contribuíam para um novo dia positivo em Wall Street.

Ainda, uma porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que a entidade está com uma forte posição financeira e tem recursos disponíveis para ajudar os países-membros da União Europeia que precisarem, em meio à crise fiscal em algumas nações periféricas do bloco.

No Ibovespa, as ações preferenciais da Petrobras subiram 0,55 por cento, para 25,40 reais, enquanto que as ordinárias ganharam 0,18 por cento, para 28,21 reais.

Os papéis preferenciais da Vale fecharam em alta de 0,55 por cento, para 49,50 reais, ao passo que as ações ordinárias da mineradora avançaram 1,08 por cento, para 55,90 reais.

O setor de alimentos foi um dos destaques positivos do pregão. Marfrig subiu 4,68 por cento, para 13,87 reais, e Brasil Foods subiu 3,64 por cento, para 26,79 reais.

Na véspera, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgou dados detalhados da balança comercial em novembro, incluindo números de exportações de carne bovina, suína e de frango.

Em relatório, o Citi afirmou não acreditar "que os volumes muito fracos para exportações de carne bovina sejam necessariamente ruins para os produtores... uma vez que podem estar relacionados com a estratégia de cada empresa".

"No caso da carne de frango, o fato de a Brasil Foods ter conseguido elevar os preços, sem grandes variações na demanda, é bom para a empresa", comentou o Citi.

Fora do Ibovespa, a ação da Cetip, que na noite de quarta-feira anunciou a compra da GRV Solutions por 2 bilhões de reais, fechou em alta de 4,88 por cento, a 21,50 reais. Na abertura, o papel da empresa chegou a disparar 12,2 por cento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]