• Carregando...

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse nesta terça-feira (10) que o Brasil vai aguardar até o final desta semana para que o governo argentino solucione o problema das barreiras impostas às exportações de produtos brasileiros.

Pimentel preferiu não antecipar que tipo de medida o governo brasileiro deve adotar caso a Argentina não cumpra no prazo o acordo para facilitar a entrada de produtos fabricados no Brasil. "Essas coisas não são anunciadas de antemão. Temos que esperar e dar um crédito de confiança ao governo argentino."

O ministro, porém, confirmou que produtores brasileiros estão sendo prejudicados por dificuldades criadas na entrada de mercadorias no país vizinho. Entre os problemas está o não cumprimento do prazo de 60 dias estabelecido pela Organização Mundial do Comércio (OMC) para concessão de licenças.

"Não cumprem os 60 dias nos casos de licença não-automática e, em outros casos, liberam a importação, mas criam dificuldades no desembaraço aduaneiro na fronteira. Então, não está uma coisa muito correta", disse.

Pimentel negou que o governo brasileiro já discute retaliação contra produtos argentinos ou mesmo recorrer à OMC para questionar as medidas protecionistas adotadas pelo parceiro de Mercosul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]