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Mais de 6 milhões de desktops foram vendidos no Brasil em 2006, segundo pesquisa da consultoria IDC Brasil. O número coloca o país em terceiro lugar entre os mercados mundiais, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, e superando Japão, Reino Unido, Índia e outros mercados tradicionais.

Entre desktops e notebooks, o número de computadores vendidos no país chegou a 7,046 milhões no ano passado - um crescimento de 28,2% sobre as vendas de 2005. Para 2008, a expectativa da IDC é de venda de 8,5 milhões de computadores pessoais.

Apesar do reduzido número de notebooks vendidos, chama a atenção o crescimento do segmento. Enquanto as vendas de desktops subiram 24,6% na comparação entre 2005 e 2006, as de notebooks subiram 96,4% no mesmo período. De acordo com Reinaldo Sakis, analista sênior de PCs e Monitores da IDC Brasil, este salto do portátil em 2006 teve razão, principalmente, pela queda de preços e facilidades no financiamento.

Mercado cinza

O mercado ilegal de computadores, que chegou a 76% em 2004, segue uma curva decrescente. Após cair para 69% em 2005, está hoje em 50,8%. "O aumento de fabricantes locais, a estabilidade da moeda, os incentivos ficais e a facilidade no financiamento são os principais motivos para esta queda", diz Sakis.

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