• Carregando...

Genebra – Ministros do Brasil, dos Estados Unidos, da União Européia e da Índia se reúnem a partir de hoje, em Londres e Genebra, para tentar desbloquear as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) e tentar salvar a Rodada Doha. O momento é tão delicado que os diplomatas se recusam a informar o local das reuniões para dar "tranqüilidade" aos ministros.

A primeira rodada de negociações ocorre neste sábado e domingo, em Londres, da qual vão participar apenas Índia, UE e EUA. O Brasil estará nas reuniões de segunda e terça-feira, em Genebra, que terá também o diretor da OMC, Pascal Lamy.

Diplomatas reconhecem que a negociação não é fácil e não há garantias de que haverá avanços reais. Um dos principais obstáculos seria a rejeição dos EUA em reduzir seus subsídios agrícolas sem que a Europa promova um corte significativo de suas tarifas de importação.

Uma das estratégias dos negociadores é debater um teto para o volume de subsídios em cada um dos produtos que interessam ao Brasil, aos EUA, à Índia e à Europa.

Segundo um conselheiro agrícola dos EUA, a dificuldade está no fato de a negociação estar criando um teto único para todos os produtos agrícolas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]