• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

O Google Maps ganhou uma versão brasileira. A ferramenta foi toda traduzida para o português pelos programadores da gigante de buscas, que mantém uma divisão local em Belo Horizonte, e ganhou, no processo, umas turbinadas. Segundo o presidente do Google no Brasil, Alexandre Hohagen, a ferramenta é totalmente integrável às outras plataformas pertencentes ao Google (como Orkut, Gmail, Blogger e Google Earth) e permitirá aos usuários criar seus próprios mapas e rotas, enviando-os a terceiros.

"Muitos colegas meus de fora me perguntavam o que era imperdível no Rio quando estavam prestes a viajar para o Brasil", conta Hohagen. "Eu costumava fazer, em texto e links, uma lista das coisas que eles não podiam perder na cidade. Agora, será possível marcar esses pontos num mapa interativo criado especificamente para esse fim e compartilhá-lo."

Para isso, bastará ao usuário entrar no Google Maps com sua conta do Google e – na aba "Meus Mapas" – trabalhar com roteiros e marcadores particulares. Não só indicando pontos turísticos, mas também trilhas, ciclovias, rotas, atalhos para determinado local e assim por diante.

Inclusão corporativa

O Google Maps, segundo Alexandre Hohagen, também permitirá uma espécie de "inclusão digital corporativa". A idéia é dar a microempresas que não podem ter seus próprios sites uma chance de aparecer na web através da ferramenta. "Uma borracharia, uma mecânica ou um salão de beleza podem se cadastrar gratuitamente e oferecer sua localização, telefone e perfil geral de produtos no mapa, inclusive com fotos", explica o executivo. "Desse modo, uma busca, digamos, por uma borracharia no Centro de São Paulo levará a um mapa com os estabelecimentos disponíveis no bairro, com todos os seus dados."

Ele frisa que são os controles do Maps que estão traduzidos, não o conteúdo do mapa-múndi propriamente dito. Assim, se o usuário for procurar um endereço na Alemanha, ainda encontrará a Prinzregentstrasse, e não a Rua Príncipe Regente, por exemplo.

O Google Maps também se integra facilmente ainda com o portal de fotos Picasa Web. Ao criar um mapa pessoal dos pontos turísticos de Curitiba, o usuário pode jogar no ponto que assinala o Barigüi uma foto do lago do parque direto de seu álbum on-line. "Da mesma forma, será possível puxar para o mapa vídeos no YouTube, como uma tomada aérea do local", diz Hohagen.

A ferramenta permite visualização cartográfica ou via satélite – entra aí a combinação com o Google Earth. E o novo Google Maps também se presta a "mashups", isto é, conjugação de serviços de mapas em sites de terceiros. "Um exemplo: a associação de pilotos da TAM tem um mashup em seu site que permite ver num mapa a localização de seus pilotos naquele dado momento", conta o presidente do Google Brasil. "Também ofereceremos esse serviço gratuitamente." Com isso, mapas poderão ser incluídos em sites e blogs, sendo devidamente personalizados.

Parcerias

Através de parcerias com provedores de conteúdo, o Google também pretende oferecer no novo site informações sobre os diversos pontos assinalados no mapa. Um restaurante, por exemplo, apareceria com uma crítica gastronômica, informações sobre os cartões de crédito aceitos, além de seu endereço, telefone e código postal. Por fim, os internautas também poderão opinar sobre os locais e estabelecimentos marcados, deixando comentários e críticas.

* * * * *

Serviço: O endereço do Google Maps Brasil é maps.google.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]