5G chega em Brasília, mas apenas 1% dos municípios estão aptos a receber o 5G no Brasil
5G vai chegar à quinta capital brasileira. São Paulo terá o sinal liberado a partir de 4 de agosto| Foto: Big Stock, Focussa/Reprodução

A internet 5G passará a funcionar na cidade de São Paulo a partir da próxima quinta-feira (4). As operadoras de telefonia conseguiram a liberação do sinal junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já para esta semana. Até então, Brasília, Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte já tinham autorização do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3,5 GHz) para disponibilizar o 5G.

O conselheiro da Anatel Moisés Moreira, presidente do Gaispi, disse ao jornal Folha de S. Paulo que as empresas de telefonia fizeram um mutirão na semana passada para a instalação de filtros nas antenas que ainda não tinham esse equipamento - eles são responsáveis por evitar interferência no sinal do 5G. Segundo Moreira, os técnicos da Anatel fizeram testes no sábado (30) e confirmaram a viabilidade técnica para a liberação do 5G em São Paulo.

Matéria da Gazeta do Povo mostrou que a chegada do sinal do 5G ao Distrito Federal e às capitais dos estados é o primeiro marco do cronograma a ser seguido pelas vencedoras da licitação realizada no ano passado. A data limite para que as operadoras de telecom disponibilizem o 5G nas capitais é 29 de agosto.