Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto FSB mosta que para sete em cada dez brasileiros a situação econômica atual do Brasil está ruim ou péssima.
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto FSB mosta que para sete em cada dez brasileiros a situação econômica atual do Brasil está ruim ou péssima.| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto FSB mosta que para sete em cada dez brasileiros a situação econômica atual do Brasil está ruim ou péssima. Segundo o levantamento divulgado nesta sexta-feira (10), 80% dos entrevistados acreditam que essa é uma das piores crises econômicas que o país já enfrentou. Apenas 22% dos que responderam o estudo acreditam que, em comparação com os últimos seis meses, a economia melhorou. Já para 56% ela piorou.

Com relação ao futuro, a impressão da população está dividida. 34% dos entrevistados estão otimistas e acreditam que a situação vai melhorar um pouco (27%) ou muito (7%). Outros 27% acham que ela vai permanecer estável e 32% estão pessimistas e acreditam que a economia ainda vai piorar muito (17%) ou um pouco (15%).

Segundo o levantamento, 64% dos entrevistados afirmam que a economia brasileira ainda não começou a se recuperar da crise econômica causada pela pandemia e 52% acreditam que essa recuperação vai levar mais de um ano para ocorrer ou não vai acontecer. Para 4%, essa recuperação não vai ocorrer.

A pesquisa da CNI por meio do Instituto FSB entrevistou 2.016 brasileiros com idade a partir de 16 anos, nas 27 unidades da federação entre os dias 18 e 23 de novembro. A margem de erro no total da amostra é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.