O ex-governador paulista Geraldo Alckmin.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou ainda que o governo pretende criar um modelo de financiamento para as exportações do país.| Foto:

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que a próxima meta do governo Lula (PT) é zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) com a implantação da reforma tributária. As declarações foram feitas durante sua participação na primeira reunião do conselho da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), nesta segunda-feira (16), em São Paulo. Segundo Alckmin, apenas a reforma tributária fará com que o PIB do Brasil cresça e traga maior eficiência para a indústria.

“Quando você tem um déficit fiscal, é dever tentar saná-lo. A próxima meta é acabar com o IPI. E acabar com o IPI é pela reforma tributária. Sabemos que tudo que é PEC, que demanda mudança constitucional, deve-se fazer no primeiro ano, para aproveitar a legitimidade do processo eleitoral e avançar rápido”, declarou.

Alckmin afirmou ainda que o governo pretende criar um modelo de financiamento para as exportações do país que, segundo ele, perderam uma grande fatia do mercado para a China. O vice-presidente não entrou em detalhes sobre a proposta. “Perdemos mercado pra a China, perdemos mais de 30% do mercado exportador. Por que? Porque a China ocupou o espaço do Brasil, porque ela financia o importador”, afirmou.

O vice-presidente defendeu também as discussões para aperfeiçoar a reforma trabalhista e garantiu que o presidente Lula (PT) não pretende revogar nem a reforma trabalhista e nem a reforma da previdência.