Aeroporto
(Foto: Tânia Regô/Agência Brasil)| Foto: Tânia Rêgo

A Agência Nacional de Aviação Civil finalizou nesta quarta-feira (31) o processo de distribuição provisória dos 41 horários diários de partidas e chegadas que eram anteriormente operados pela Avianca na pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Conforme a divisão, 15 dos slots passarão para a operação da Azul, 14 para a Passaredo e 12 para a amazonense MAP.

Conforme a Anac, as duas últimas tem até o dia 09 de agosto para comprovar que atendem os requisitos operacionais exigidos junto ao operador aeroportuário e ao órgão de controle do espaço aéreo. Depois da aprovação, as aéreas poderão iniciar a oferta de voos de acordo com os horários alocados. Caso alguma delas não seja autorizada a operar, os slots voltarão para o banco e serão novamente distribuídos entre as novatas interessadas, conforme decisão recente da Anac.

A Two Flex, que também entrou na disputa por parte das autorizações que eram da Avianca, teve 14 slots alocados, mas na pista auxiliar de Congonhas, em razão das aeronaves operadas pela empresa. Nesse caso, a liberação ainda depende de confirmação pelo Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA).